SEGURANÇA ALIMENTAR

Ações apreendem 12,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo em São Gabriel

Os agentes da Segurança Alimentar RS fiscalizaram 18 estabelecimentos comerciais em São Gabriel.

18 estabelecimentos foram fiscalizados em São Gabriel. Foto: Divulgação/MPRS

O MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) informou que foram apreendidas 12,6 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo em três dias de fiscalização na cidade de São Gabriel.

Segundo o MPRS, durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, os agentes do Programa Segurança Alimentar RS realizaram ações e fiscalizaram 18 estabelecimentos comerciais no município, entre eles mercados, açougues e indústria de embutidos que tinha atividade de varejo no mesmo local.

“No total, foram apreendidas 12,6 toneladas de produtos impróprios para o consumo humano. Parte dos alimentos, especialmente carne, depois de atestada por veterinário, foi doada para os animais do Mantenedouro São Braz de Santa Maria e para o Zoológico de Cachoeira do Sul; o restante foi inutilizado”, disse o MPRS.

Nesta quinta-feira (19), os agentes fiscalizaram oito estabelecimentos, sete açougues e uma indústria de embutidos, com a apreensão de 1,6 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo.

“Entre os oito locais vistoriados, apenas um não apresentou irregularidades que ensejasse apreensão de produtos e alimentos. Os demais foram autuados”, ressaltou o MPRS.

“Produtos sem procedência, com a validade vencida, armazenados de forma inadequada e em má conservação foram as principais irregularidades apontadas nos autos expedidos durante a operação”, completou.