O MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) informou que foram apreendidas 12,6 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo em três dias de fiscalização na cidade de São Gabriel.
Segundo o MPRS, durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, os agentes do Programa Segurança Alimentar RS realizaram ações e fiscalizaram 18 estabelecimentos comerciais no município, entre eles mercados, açougues e indústria de embutidos que tinha atividade de varejo no mesmo local.
“No total, foram apreendidas 12,6 toneladas de produtos impróprios para o consumo humano. Parte dos alimentos, especialmente carne, depois de atestada por veterinário, foi doada para os animais do Mantenedouro São Braz de Santa Maria e para o Zoológico de Cachoeira do Sul; o restante foi inutilizado”, disse o MPRS.
Nesta quinta-feira (19), os agentes fiscalizaram oito estabelecimentos, sete açougues e uma indústria de embutidos, com a apreensão de 1,6 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo.
“Entre os oito locais vistoriados, apenas um não apresentou irregularidades que ensejasse apreensão de produtos e alimentos. Os demais foram autuados”, ressaltou o MPRS.
“Produtos sem procedência, com a validade vencida, armazenados de forma inadequada e em má conservação foram as principais irregularidades apontadas nos autos expedidos durante a operação”, completou.