Um abatedouro foi interditado em uma operação realizada nesta quinta-feira (10), em Morro Redondo, na região Sul do RS. Outro estabelecimento foi autuado por irregularidades. Ao todo, 1,2 tonelada (1.200 quilos) de carnes foram apreendidas e serão inutilizadas por não terem condições para consumo.
Conforme os autos emitidos pelos agentes do Programa Segurança Alimentar RS, foram encontradas carnes sem inspeção nos dois estabelecimentos. Esse foi o principal problema encontrado durante a vistoria.
O estabelecimento interditado apresentou problemas estruturais e de higiene, além de exercer a atividade de abate sem a presença do profissional habilitado. Também havia carne estragada no local, segundo a força-tarefa.
Os produtos, por não terem condições de consumo, serão inutilizados. Os nomes dos estabelecimentos fiscalizados não foram divulgados pelo MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), que é a autoridade responsável pela realização do Programa Segurança Alimentar RS.
O promotor de Justiça de Pelotas José Alexandre da Silva Zachia Alan prestou apoio à fiscalização que teve a presença do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e servidores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), por parte do MP.
Também atuaram na fiscalização agentes da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), do Serviço de Inspeção Municipal de Morro Redondo, da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor) da Polícia Civil e da Patram (Patrulha Ambiental) da Brigada Militar.