A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) publicou uma nota oficial que afirma que está, gradativamente, normalizando o abastecimento de água. No entanto, de acordo com a empresa, alguns municípios ainda enfrentam transtornos decorrentes da passagem do ciclone extratropical que causou 11 mortes e deixa 15 desaparecidos no Rio Grande do Sul.
Um dos exemplos citados pela Corsan é o de Alvorada e Viamão, que compartilham estrutura de abastecimento. O problema ocorre porque a água bruta captada em Alvorada está apresentando cor e turbidez inapropriadas. A ETA (Estação de Tratamento de Água) teve a produção reduzida para melhor operação. Nessas duas cidades, a previsão é que o abastecimento esteja completamente normalizado no fim da noite deste sábado.
Em Nova Santa Rita, que é abastecida com água captada no rio dos Sinos, também ocorre esse problema. A companhia diz que foi necessário interromper o abastecimento de água na cidade, mas que a captação foi retomada com capacidade reduzida. Ainda não há previsão de quando será possível retomar a produção de água tratada na plena capacidade da estação. A Corsan pede que os moradores utilizem a água racionalmente e com moderação.
Em Montenegro, o abastecimento está normalizado para 70% da cidade. Uma das duas estações de tratamento de água, que abastece os outros 30% do município teve as instalações inundadas. Ainda não há previsão de quando o serviço será retomado a pleno, porque há falta de energia no local.
O sistema de São Sebastião do Caí foi retomado às 9h da manhã deste sábado, após ter parado na noite de ontem devido ao alagamento da captação. Esse sistema, que também abastece Capela de Santana, deve estar totalmente normalizado na madrugada de domingo (18).
Também em função dos temporais, houve alagamento na estação de captação de água junto ao arroio Feitoria, afetando o abastecimento em Dois Irmãos e Morro Reuter. A operação foi retomada de madrugada e os dois sistemas de abastecimento estão em recuperação. A previsão é que a situação em Dois Irmãos esteja normalizada até o início da tarde. Já em Morro Reuter, a normalização deve ocorrer até o fim do dia. Até lá, a Corsan apoiará o abastecimento com caminhões-pipa.
Usuários que precisarem de informações ou tiverem sem abastecimento podem entrar em contato com a companhia pelos canais de relacionamento da Corsan: aplicativo, na Unidade de Atendimento Virtual aqui no site ou pelo telefone 0800.646.6444.