O temporal que atingiu Porto Alegre no fim de tarde desta quarta-feira (1º) provocou o cancelamento do ato de posse cerimonial do prefeito reeleito Sebastião Melo, da vice Betina Worm e dos secretários municipais. Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), houveram diversos pontos de alagamentos e queda de árvore na Capital.
A tempestade começou por volta das 17h15, cerca de 45 minutos antes do início do evento, marcado para as 18h. A chuva forte alagou a pista sul-norte da avenida Presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro. Também alagou um trecho da rua dos Andradas, próximo ao Museu do Trabalho.
Desde a enchente de maio, a região tem registrado acúmulos frequentes de água em dias de chuva. O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) realizou obras na área, mas não informou se os serviços realizados ajudariam na drenagem durante tempestades como a de hoje.
A Usina do Gasômetro, que também seria “reinaugurada” no evento, ficou sem energia elétrica e apresentou goteiras devido à forte chuva. Por causa do evento, o prefeito deixou de comparecer ao local da posse para rumar em direção ao CEIC (antigo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre). De lá, avaliou a situação da cidade.
Coube à vice-prefeita Betina Worm comunicar os convidados sobre o cancelamento da cerimônia. Ela afirmou que o evento será remarcado. Até o momento, no entanto, a Prefeitura de Porto Alegre não divulgou uma nova data para a realização do evento.
Ato formal de posse na Câmara de Vereadores
Apesar do cancelamento da cerimônia no Gasômetro, Sebastião Melo e Betina Worm já são prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Eles participaram do ato de posse formal na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Ambos prestaram o compromisso legal perante ao Legislativo e assumiram seus cargos, em evento ocorrido antes da chuva. É este ato que tem validade perante à Justiça Eleitoral.
Nota da prefeitura de Porto Alegre
Em razão do temporal que atingiu Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, 1º, e deixou sem energia elétrica a Usina do Gasômetro, o ato de posse do prefeito reeleito, Sebastião Melo, da vice, Betina Worm, e de secretários municipais foi cancelado.
A decisão foi tomada por Melo, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA). O prefeito se dirigiu ao local para avaliar os danos na cidade e reforçar providências.