OBITUÁRIO

Morre Paulo Brum, ex-deputado e ex-vereador de Porto Alegre, aos 66 anos

Político teve trajetória marcada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e ocupou cargos no Legislativo e Executivo.

Crédito: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Crédito: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Rio Grande do Sul - O ex-deputado estadual e ex-vereador de Porto Alegre Paulo Brum faleceu na manhã desta segunda-feira (24), aos 66 anos. Atualmente, ocupava o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Porto Alegre.

Brum teve sua trajetória política marcada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, após tornar-se cadeirante em decorrência de um acidente de carro.

Carreira política e atuação no Legislativo

Natural de Fontoura Xavier, Paulo César dos Santos Brum iniciou sua trajetória política no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo eleito vereador de Porto Alegre em 1996 e reeleito em 2000. Em 2002, ingressou no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e conquistou uma vaga na AL-RS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul), exercendo cargo de deputado estadual na 51ª Legislatura (2003-2007) e na 52ª Legislatura (2007-2011).

Após permanecer como suplente na legislatura seguinte, retornou ao PTB, sendo eleito novamente vereador de Porto Alegre em 2012 e reeleito em 2016. Na atual legislatura, era suplente de vereador pelo Podemos.

Defesa da inclusão e acessibilidade

Brum foi um dos principais defensores das Políticas Públicas de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência no Estado, dedicando sua atuação à acessibilidade e aos direitos de PcDs. Durante seu tempo no Legislativo, trabalhou por projetos que garantissem melhores condições de mobilidade urbana, inclusão no mercado de trabalho e ampliação dos direitos das pessoas com deficiência.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS manifestou pesar pela morte de Paulo Brum, destacando sua contribuição ao Parlamento Gaúcho e sua luta contínua pela representatividade de PCDs na política.

Nota da AL-RS

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Brum, ocorrido nesta segunda-feira (24), na Capital.

Natural de Fontoura Xavier, Paulo César dos Santos Brum foi eleito deputado estadual na 51ª Legislatura (2003/2007) e na 52ª Legislatura (2007/2011). Na eleição seguinte, permaneceu como suplente de deputado. Nas duas legislaturas na Assembleia Legislativa representou a legenda do PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, sigla na qual ingressou em 2000.

Antes, foi filiado ao PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, tendo sido eleito vereador da Câmara Municipal pela legenda em 1996 e reeleito em 2000. Retornou ao PTB e foi eleito vereador novamente em 2012 e reeleito em 2016. Na atual legislatura, era suplente de vereador, pelo Podemos.

Paulo Brum ficou paraplégico após um acidente de carro. Era cadeirante, e sua atuação política teve como base Porto Alegre, dedicado às Políticas Públicas de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência.