CASAS DEFINITIVAS

Leite anuncia construção de mais de 500 casas para vítimas das enchentes no RS

Os imóveis beneficiarão pessoas que perderam suas moradias nas enchentes e que forem selecionadas pelas prefeituras.

Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, nesta quinta-feira (23), a construção de 538 casas para vítimas das enchentes no Estado.

Os termos de compromisso permitirão iniciar a construção de casas definitivas em cidades dos vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Paranhana.

De acordo com o governador, 300 residências de 44 metros quadrados (m²) serão construídas no âmbito do programa estadual A Casa É Sua. “Por meio do qual o governo do disponibilizará R$ 41,8 milhões do Tesouro estadual”, ressaltou.

Os imóveis beneficiarão pessoas que perderam suas moradias e que forem selecionadas pelas prefeituras de Muçum, onde serão erguidas 56 casas definitivas, além de Cruzeiro do Sul (40); Estrela (40); Venâncio Aires (40); Encantado (35); Roca Sales (35); Lajeado (30) e Santa Teresa (24).

Outros 238 imóveis serão viabilizados por doações. A Construtora Inova, cuja sede fica em Jacupiranga, em São Paulo, doará 200 unidades de 36 m² cada. Destas, 100 casas serão construídas em Cruzeiro do Sul, 50 em Igrejinha e 50 em São Sebastião do Caí.

Outras 38 moradias de 44 m² serão erguidos em Arroio do Meio, graças a R$ 5 milhões doados pelo Ministério Público (MP) estadual.

Previsão

A previsão é que todas as 538 casas fiquem prontas em 120 dias a contar da conclusão da preparação do terreno.

Segundo o governo gaúcho, a iniciativa visa oferecer “um lar seguro e digno, com toda a infraestrutura necessária, para as famílias que perderam suas residências com as inundações”.