INVESTIGAÇÃO

Vereador de Estrela é encontrado morto na região metropolitana

Gersinho (PSDB) estava desaparecido há uma semana. Extorsão mediante sequestro é uma das possíveis motivações investigadas pela Polícia Civil.

Crédito: Câmara de Vereadores de Estrela
Crédito: Câmara de Vereadores de Estrela

Rio Grande do Sul - A Polícia Civil encontrou o corpo do vereador que estava desaparecido desde sábado passado (18). Gerson Adriano da Silva, conhecido como Gersinho (PSDB), de 52 anos, era parlamentar do município de Estrela, no Vale do Taquari.

De acordo com a delegada Shana Luft Hartz, responsável pelo caso, o vereador teria saído de casa com destino a Imbé, no Litoral Norte, para realizar um serviço para um familiar. No entanto, ele nunca chegou ao local. A família recebeu o alerta sobre o desaparecimento pelo próprio parente que aguardava Gersinho.

Os investigadores não divulgaram onde estava o corpo de Gersinho. Divorciado, ele deixa uma filha.

Durante as investigações, a polícia identificou uma transferência via PIX no valor de R$ 1,6 mil, realizada na noite em que o vereador desapareceu. Na última segunda-feira (23), dois dias depois do sumiço, os policiais que investigam o caso encontraram o carro do político incendiado em Viamão, também na região metropolitana.

Com base nas evidências, uma das principais linhas de investigação aponta para extorsão mediante sequestro. Entretanto, a polícia não divulgou informações sobre possíveis suspeitos ou a motivação do crime.

Gersinho havia assumido como vereador no início deste ano, após ficar como suplente nas últimas eleições.

Nota da Câmara de Estrela

Os vereadores da Câmara de Vereadores de Estrela lamentaram a morte por meio de uma nota. Confira a íntegra.

A Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, através de seus membros constituídos vêm à público externar o pesar pelo falecimento do Vereador Gerson Adriano da Silva. A comunidade de Estrela perde um representante constituído pelo regramento eleitoral através do voto popular. O Poder Legislativo perde um parlamentar atuante e dedicado. Os vereadores e servidores da Casa perdem um colega e amigo. Os familiares perdem um Pai, Irmão, Tio.

Gerson tinha 52 anos, e estava em sua quarta passagem pelo legislativo de Estrela, tendo assumido um assento na Câmara de janeiro de 2013 até abril de 2016. Depois retornou em agosto de 2018. No mandato seguinte assumiu vaga em novembro de 2023 e mais recentemente foi empossado em 06 de janeiro de 2025.

Gerson foi um de tantos estrelenses que perdeu praticamente tudo nas cheias de setembro/2023 e maio/2024, mas sempre permaneceu firme, resiliente e esperançoso na vida, em Estrela e em nossa comunidade.

O Velório será realizado no segundo andar do prédio da Câmara de Vereadores de Estrela. Os horários serão divulgados tão logo finalizados os trâmites de translado“.