Seis homens foram condenados pelo assassinato de uma família ocorrido no ano de 2020. O julgamento pelo Tribunal do Júri ocorreu em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, na sexta-feira (12).
O crime ocorreu na rua Fábio Formolo, no bairro Jardim Iracema, no dia 26 de outubro de 2020. Morreram Edson Toffolo, 37 anos, Vanessa Martins dos Santos, 29, que estava grávida de cerca de seis meses; e o filho dela, Enzo dos Santos de Oliveira, 4 anos. Conforme a polícia, as vítimas estavam na cama quando foram atacadas por volta das 23h30 da noite.
Conforme a denúncia do MP-RS (Ministério Público do RS), a motivação do assassinato da família foi disputa por território para venda de drogas. Toffolo recebeu 12 tiros, Vanessa três e Enzo morreu com um tiro na cabeça.
Condenações
Os dois irmãos que eram réus pelo crime receberam a pena de 88 anos e três meses de prisão por homicídio. Também houve condenação por crime de corrupção de menores, organização criminosa e aborto sem consentimento. Conforme as investigações, eles já tinha antecedentes antes dos homicídios.
Outros três réus, também condenados por homicídio, receberam penas menores. Um deles de 54 anos e sete meses e dois de 48 anos de reclusão. O Tribunal do Júri não os sentenciou pelo crime de corrupção de menor.
Os três receberam redução de pena porque tinham menos de 21 anos na época dos fatos e não tinham antecedentes criminais. Um respondia o processo em liberdade e teve, por conta da condenação, a prisão determinada pelo juiz na sentença lida ao final do julgamento.
Os jurados absolveram o último dos acusados dos homicídios. No entanto, assim como os demais os jurados decidiram por imputar pena de três anos em regime aberto pelo crime de organização criminosa. Os quatro também receberam condenações por aborto sem o consentimento da gestante, já que a vítima Vanessa estava grávida de cerca de seis meses.