
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação El Patron III, contra o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação teve a coordenação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de São Leopoldo.
Os policiais cumpriram 25 ordens judiciais, sendo nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio e Campo Bom. Ao todo, houve a prisão de 13 pessoas — oito por ordens judiciais e cinco em flagrante.
Os agentes também apreenderam drogas, armas, munições e um veículo utilizado pelos investigados.
Tele-entrega com casais para driblar polícia
Conforme o delegado Ayrton Figueiredo Júnior, esta é a terceira fase da investigação. O grupo atua no tráfico de cocaína e maconha por meio de tele-entrega.
“Em virtude das constantes operações desta Draco contra o grupo criminoso, os investigados modificaram sua conduta, passando a utilizar casais em motocicletas para as entregas, tentando passar despercebidos por barreiras policiais”, afirmou o delegado.
Cerca de 100 policiais civis participaram da operação. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional após o cumprimento dos procedimentos legais.