A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu oito pessoas em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (14). A operação ocorreu durante a Operação Extorsio, que investiga crimes de agiotagem, tráfico de drogas e sequestros com extorsão. A ofensiva é conduzida pela 8ª Delegacia de Polícia da Capital.
Foram cumpridos nove mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão. Os agentes apreenderam drogas, dinheiro em espécie e balanças de precisão, além de outros materiais relacionados às atividades criminosas da quadrilha.
Conforme o delegado Juliano Ferreira, a ação é resultado de um inquérito que apura a atuação de uma associação criminosa organizada. Ela tem um histórico de violência contra devedores de empréstimos ilegais.
Vítima levada a cativeiro após filho contrair dívida
Um dos casos que motivou a operação ocorreu em 24 de maio, quando uma família teve a casa invadida por criminosos após o filho contrair um empréstimo com os agiotas. A mãe foi sequestrada e levada a um cativeiro. Ela foi libertada somente após o pagamento de R$ 15 mil.
“Todos os indivíduos têm antecedentes por tráfico e extorsão. Temos pelo menos mais oito casos de extorsão ligados à mesma quadrilha, sempre relacionados à cobrança violenta de dívidas”, relatou o delegado Ferreira.
As investigações prosseguem para apurar se há mais vítimas do grupo. Ainda se investiga como os recursos obtidos nas extorsões eram utilizados na cadeia do tráfico de drogas.