Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

MEIO AMBIENTE

MP-RS fecha acordo com a CEEE por crime ambiental em Arroio Grande

Agentes constataram derramamento de óleo diretamente no solo. Concessionária vai pagar R$ 50 mil em indenização

Crédito: MP-RS / Divulgação
Crédito: MP-RS / Divulgação

A CEEE Equatorial firmou acordo de não persecução pena com o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) após uma investigação sobre crime ambiental em Arroio Grande, na Região Sul do Estado. A homologação ocorreu na terça-feira (23), por meio da promotora de Justiça Cristiane Maria Scholl Levien.

O caso foi apurado a partir de vistoria da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) em um local que armazenava veículos e materiais fora de uso.

Durante a fiscalização, os agentes constataram derramamento de óleo diretamente no solo, configurando crime previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. A legislação brasileira prevê punição inclusive a pessoas jurídicas, como no caso da distribuidora de energia.

Com a homologação do ANPP, a empresa comprometeu-se a pagar R$ 50 mil ao FRBL (Fundo para Reconstituição de Bens Lesados), gerido pelo MP-RS. Segundo o órgão, o valor será revertido a ações de interesse coletivo e ambiental.

Além do acordo criminal, há uma ação civil pública em andamento, que busca a recuperação da área degradada pela contaminação com óleo.

O que diz a CEEE Equatorial

A CEEE Equatorial se posicionou sobre a ação do MP-RS por meio de nota. Leia a íntegra:

Este é um acordo feito entre a CEEE Equatorial e o Ministério Público para resolver um problema ambiental herdado da CEEE Pública. A distribuidora contratou uma empresa especializada para fazer um estudo de investigação no solo.  A análise verificará a eventual contaminação do terreno e qual medida deve ser aplicada, caso seja comprovado.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.