Plantão RS

Ministério Público denuncia homem por ameaças a autoridades e incitação ao preconceito no RS

Denunciado é acusado de ameaçar magistrados e servidores, além de incitar ódio contra LGBTQIA+ e religiões de matriz africana.

Ministério Público. Foto: Divulgação
Ministério Público. Foto: Divulgação

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) apresentou denúncia à Justiça contra um homem acusado de ameaçar autoridades públicas. Ele também é investigado por incitar o preconceito contra a população LGBTQIA+ e religiões de matriz africana. A ação foi protocolada pelo promotor de Justiça Rafael Wobeto Pinter na terça-feira (21).

Conforme o MP-RS, o denunciado enviou mensagens ofensivas e intimidadoras por aplicativos de mensagens a um magistrado responsável por processos em que era parte. Os conteúdos continham ameaças de retaliação, tentativas de coação para obtenção de decisões judiciais favoráveis e ataques à dignidade de grupos sociais.

As vítimas incluem autoridades do Sistema de Justiça e servidores públicos estaduais. O homem foi preso em setembro de 2025 durante operação conjunta do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com apoio do 1º Batalhão de Polícia de Choque da BM (Brigada Militar).

Entenda o caso

O GAECO/MP-RS iniciou as investigações em setembro de 2025, após identificar o envio de mensagens com conteúdo ofensivo e ameaças a integrantes do Judiciário. O objetivo do investigado seria interferir no andamento de processos judiciais em que figurava como parte.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e apreendidos celulares e dispositivos eletrônicos usados para o envio das mensagens. A Justiça autorizou a análise dos dados para aprofundar as investigações.

Por razões de segurança e sigilo judicial, demais informações sobre o caso não foram divulgadas.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.