Amigos identificaram o homem encontrado morto no Centro de Porto Alegre na madrugada de sexta-feira (5). Cleber Luis Costa da Silva, 50 anos, foi encontrado por policiais militares na rua Duque de Caxias, durante uma ronda no Centro da Capital.
Ele chegou a ser socorrido, conforme a BM, até um hospital, mas já chegou ao local sem vida. A causa da morte não foi identificada, pois o corpo não passou por perícia. Não foram encontrados sinais de violência na vítima, de acordo com a BM.
A principal hipótese é que ele tenha tido um ataque cardíaco fulminante enquanto estava no Centro. Ele morava com o irmão em um beco junto ao Morro da Embratel, na zona leste de Porto Alegre.
Conforme amigos e colegas de profissão, Cleber era jornalista e estava desempregado. Ele se cursou Jornalismo pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) na década de 1990 após conseguir uma bolsa. Também cursou Ciências Sociais até o sexto semestre. Trabalhou em vários jornais, principalmente nos veículos de bairro da Capital. Cleber não era casado, nem tinha filhos.
A identidade dele foi descoberta pela desconfiança de dois amigos, um deles o jornalista Sílvio Ribeiro. Ambos tentavam ajudar Cleber com um emprego, que já haviam até conseguido. No entanto, a notícia sobre a nova oportunidade de trabalho não chegou a tempo.
De posse dos dados que a vítima havia deixado em um currículo, Ribeiro foi até o Departamento Médico Legal, onde confirmou a suspeita. Uma vaquinha foi organizada entre amigos para custear o sepultamento, já que a família de Cleber não teria condições de arcar com os custos e ele seria enterrado como indigente.
O corpo foi velado neste sábado na capela M do Cemitério São Miguel e Almas. O sepultamento estava previsto para ocorrer as 14h30 desta tarde.
Doações para custear os valores necessários para a realização do sepultamento podem ser feitas na seguinte conta bancária. Qualquer valor é bem-vindo.
Banco: 748 – Sicredi
Agência: 0116
Conta: 84023-8
Titular: Silvio Luciano da Silva Ribeiro
CPF: 764.431.910-72
(*com informações da Rádio Guaíba)