Um homem foi preso na noite de sábado (20) após tentar agredir a companheira com uma barra de ferro, no bairro das Rosas, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A ocorrência de violência doméstica mobilizou a GCM (Guarda Civil Municipal) por volta das 22h30, em uma área conhecida como “vila seca”.
Ao chegar ao local, os guardas encontraram a mulher em situação de desespero. Conforme o relato da vítima, ela conseguiu se trancar dentro de casa. Enquanto isso, o agressor chutava a porta frontal, quebrava cadeiras e destruía os vidros da janela.
Ao perceber a chegada da GCM, o homem fugiu para o interior de um imóvel vizinho, mas acabou alcançado e preso em flagrante. Ele resistiu à abordagem, com a necessidade do uso de força para contê-lo. Durante o trajeto até a delegacia, o detido afirmou que, ao sair da prisão, mataria a companheira.
O caso foi encaminhado à DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) de São Leopoldo. A ameaça foi registrada no boletim de ocorrência. Lá, o homem foi autuado por violência doméstica e ameaça de morte. Ele foi conduzido ao sistema prisional, onde aguardará audiência de custódia.
A ocorrência foi encaminhada ao programa Mulheres Protegidas, que atua com a patrulha da GCM para monitorar casos de violência doméstica. A vítima passará a ser acompanhada pela equipe especializada, que realiza visitas preventivas e fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas.