PORTO ALEGRE

Governo libera verba para construção da nova sede do 1º BPM

Projeto da nova sede do Batalhão de Ferro já foi concluído e doado pelo ICF (Instituto Cultural Floresta) à corporação.

Projeção da nova sede do 1º BPM, em Porto Alegre
Crédito: Comunicação Social, Brigada Militar

A Brigada Militar anunciou, nesta terça-feira (13), a aprovação e liberação do recurso financeiro destinado à construção da nova sede do 1º BPM (1º Batalhão de Polícia Militar), em Porto Alegre. A decisão foi oficializada pelo Comitê Gestor do FUNRIGS (Fundo do Plano Rio Grande), vinculado ao Governo do Estado.

A nova estrutura representará “um marco na valorização da corporação e na modernização da infraestrutura da segurança pública da Capital”, conforme a corporação. O projeto arquitetônico foi oficialmente entregue em abril ao comandante-geral da BM, coronel Feoli, em cerimônia realizada no Quartel-General da corporação.

A entrega do projeto básico contou com a presença do comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel Schmitt, do comandante do 1º BPM, tenente-coronel Eduardo, e do chefe do Centro de Obras da Brigada Militar, tenente-coronel Rieger. A empresa de arquitetura Portela desenvolveu a proposta, doada integralmente à Brigada Militar pelo ICF (Instituto Cultural Floresta).

Batalhão mais antigo

O 1º BPM, ou Batalhão Coronel Aparício Borges, data de 21 de outubro de 1892. Trata-se da mais antiga unidade operacional da Brigada Militar, tendo participado de inúmeros momentos históricos, tanto da corporação como do próprio Estado do Rio Grande do Sul.

Hoje, a sede do 1º BPM é um conjunto de prédios que ocupa quase uma quadra no bairro Menino Deus. Fica localizada na rua Dezessete de Junho, com fundos para a avenida Ipiranga. Parte da estrutura, no lado da avenida Praia de Belas, está sem a cobertura desde 2023. O conjunto foi atingido pelas enchentes de 2024.

De acordo com a corporação, a nova sede foi idealizada para atender às demandas operacionais do batalhão. Incorporando desta forma acessibilidade, funcionalidade e modernização.

Com a aprovação dos recursos, o projeto agora avança para a fase de licitação da obra. O cronograma de execução deve ser divulgado nos próximos meses.

Projeção da nova sede do 1º BPM, em Porto Alegre
Crédito: Comunicação Social, Brigada Militar