REFORÇO NA SEGURANÇA

Governo do RS autoriza concurso com 2,7 mil vagas para segurança pública

Editais serão publicados ainda em 2025, diz Governo do RS. Processo faz parte da política de reposição de efetivo das forças de segurança.

Formatura de novos soldados da Brigada Militar. Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Formatura de novos soldados da Brigada Militar. Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

O governador Eduardo Leite autorizou, nesta segunda-feira (3), a abertura de novos concursos públicos para reforçar o efetivo das corporações vinculadas à SSP-RS (Secretaria da Segurança Pública). No total, há 2.734 vagas para a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e IGP (Instituto-Geral de Perícias).

Conforme o Governo do RS, a iniciativa dá continuidade à política de reposição programada das forças de segurança, implementada desde 2019.

“Com isso, garantimos que não haja defasagem nas forças de segurança. No nosso governo, possibilitamos a reposição todos os anos, e seguiremos assim para que o Rio Grande do Sul continue sendo um Estado que oferece segurança para quem vive, trabalha e empreende aqui”, afirmou Leite.

Distribuição das vagas

A Brigada Militar terá 1,35 mil vagas, sendo 1,2 mil para soldado, 30 para oficial especialista em saúde e 120 para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado Maior.

Na Polícia Civil, serão 750 vagas, divididas entre 30 para delegado, 360 para escrivão e 360 para inspetor.

O Corpo de Bombeiros Militar contará com 400 vagas para soldado.

Já o IGP (Instituto-Geral de Perícias) terá 234 oportunidades, sendo 70 para perito criminal, 54 para perito médico-legista e 110 para técnico em perícia.

Publicação dos editais e provas

Os editais com os requisitos para cada cargo estão previstos para publicação ainda em 2025. Mas o cronograma das provas será divulgado posteriormente.

Os concursos fazem parte da estratégia do governo para garantir a renovação dos efetivos, mantendo o Rio Grande do Sul entre os estados com os melhores índices de segurança pública. Recentemente, o Governo do RS comemorou os indicadores criminais de 2024, que registraram queda de crimes contra a vida.