NORTE DO RS

Brigada Militar flagra desmatamento e extração ilegal em Gentil

Área destruída soma mais de 8 mil m²; atividades ocorreram sem licença ambiental.

Crédito: 3º BABM / Divulgação
Crédito: 3º BABM / Divulgação

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul flagrou nesta terça-feira (13) duas ocorrências de crime ambiental no interior de Gentil, na Região Norte do Estado. Durante patrulhamento rural, equipes do BABM (3º Batalhão Ambiental da BM) constataram supressão ilegal de vegetação nativa e extração de saibro sem autorização ambiental.

No primeiro ponto fiscalizado, os policiais ambientais identificaram um trator de esteira operando em uma lavoura. A atividade resultou na destruição de 7.600 metros quadrados de vegetação nativa pertencente ao Bioma Mata Atlântica.

A atuação humana atingiu, inclusive, uma APP (Área de Preservação Permanente). A operação foi considerada irregular por não contar com licença do órgão ambiental competente. O maquinário foi apreendido e um boletim de ocorrência policial foi registrado.

Em outra área do município, os agentes constataram a lavra de saibro em 1.000 metros quadrados, também em meio a vegetação nativa e sem qualquer tipo de licenciamento. Os rejeitos da atividade estavam sendo descartados sobre o restante da vegetação, agravando o dano ambiental. No momento da fiscalização, duas máquinas eram utilizadas. A extração estava sob responsabilidade da Administração Municipal.

Ambas as ocorrências foram formalizadas com a apreensão dos equipamentos envolvidos e com lavratura de boletins policiais. Conforme o 3º BABM, a extração desordenada de saibro pode causar erosão do solo, poluição de corpos d’água e perda da biodiversidade local.

As investigações seguem para apurar responsabilidades e eventuais sanções administrativas e criminais.