O Aeroporto Regional de Caxias do Sul foi reaberto por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira (20). O local esteve fechado após a tentativa de roubo a carro-forte ocorrida na noite de ontem (19). Um policial militar e um criminoso morreram em uma troca de tiros.
Conforme a Prefeitura de Caxias do Sul, o aeroporto Hugo Cantergiani permaneceu fechado por determinação da Polícia Federal. A instituição realizou uma perícia e uma varredura no local do assalto, para identificar se nenhum envolvido no assalto ficou dentro das instalações.
Cabe agora às companhias aéreas retomarem as operações em Caxias do Sul.
O assalto
Conforme a Brigada Militar, de 8 a 10 criminosos em carros com adesivos semelhantes aos da Polícia Federal chegaram por volta das 19h30 da noite no Aeroporto. Eles usavam fardamentos falsos da PF. O grupo visava um carro-forte responsável pelo transporte de dinheiro. A Brigada Militar, no entanto, não informou sobre quantias roubadas.
Toda a ação durou cerca de 30 minutos. Funcionários da empresa de transporte de valores se tornaram reféns dos criminosos, mas acabaram liberados. A quadrilha trocou tiros com a Brigada Militar, que contava com reforço de efetivo devido ao jogo entre Juventude x Vasco, no Alfredo Jaconi.
No confronto, o 2º sargento Fabiano Oliveira, restou baleado. O policial acabou atingido por um disparo de fuzil no tórax. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O policial morreu durante atendimento médico. O brigadiano tinha 47 anos e atuava no 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar).
Um dos envolvidos no assalto também foi baleado e morreu. Outros assaltantes conseguiram fugir para uma área de mata. As buscas prosseguem.