ROTA DO SOL

Acidente entre caminhão dos Bombeiros e carro deixa cinco mortos na Rota do Sol

Colisão entre viatura dos Bombeiros e automóvel ocorreu na manhã deste domingo (26), em Itati.

Crédito: reprodução / redes sociais
Crédito: reprodução / redes sociais

Cinco pessoas morreram em um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã deste domingo (26), em Itati, no Litoral Norte do RS. O fato envolveu um caminhão do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do RS) e um carro na ERS-453, a Rota do Sol.

De acordo com o CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar), o caminhão dos Bombeiros de Gramado descia a serra para atender uma ocorrência na Operação Rota do Sol. Mas, no quilômetro 12, o veículo capotou e colidiu contra um Toyota Corolla branco, que estava no sentido inverso (Litoral x Serra).

No carro, morrerama condutora, de 44 anos, e dois passageiros, menino de 9 anos e um adolescente de 17 anos. Conforme o CBRN, outra adolescente, de 17 anos, foi conduzida ao hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, com suspeita de fraturas.

Os dois militares que estavam na viatura dos Bombeiros também não resistiram aos ferimentos e morreram. O soldado Audrei Alves Camargo, 33 anos, atuava no Batalhão de Busca e Salvamento. Juliano Baigorra Ribeiro, 38, atuava Pelotão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves.

O trânsito na ERS-453 ficou totalmente bloqueado para a realização de perícia, conforme o CRBM. No entanto, está em sistema “pare e siga” desde por volta do meio-dia.

Repercussão

O acidente na Rota do Sol teve repercussão estadual, com posicionamentos do comando do CBMRS, da Brigada Militar e do governador Eduardo Leite.

A ABERGS (Associação de Bombeiros do Estado do RS) divulgou uma nota lamentando o acidente. “Ambos cumpriam a missão que escolheram. Agora, os militares certamente serão recebidos pelas Guarnições do céu”, escreveu a entidade.

Nota do CBMRS

Quando um irmão de farda tomba no cumprimento de sua missão, todos nós sentimos juntos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta suas mais profundas condolências aos familiares, amigos e companheiros dos Soldados Audrei Alves Camargo e Juliano Baigorra Ribeiro, que dedicaram suas vidas à missão de salvar e proteger, mesmo com o risco da própria vida.

O CBMRS também presta solidariedade à família dos civis envolvidos neste trágico acidente, desejando força e conforto para superar esse momento de dor.

Seguiremos honrando o legado de coragem, dedicação e altruísmo deixado por esses valorosos Bombeiros Militares.

Nota do governador Eduardo Leite

É com profunda tristeza que recebo a notícia do trágico acidente ocorrido na Rota do Sol, na manhã deste domingo, que vitimou dois bombeiros militares e três pessoas de uma família que estava em um veículo de passeio.

Neste momento de tanta dor, me solidarizo com familiares, amigos e colegas das vítimas, desejando força para enfrentarem estas perdas irreparáveis. Que o grande valor desses bombeiros militares, que estavam a serviço da vida, jamais seja esquecido. Desejo, ainda, pronta recuperação à pessoa que está hospitalizada.

O caminhão do Corpo de Bombeiros, cedido pela unidade de Gramado para atuar na Rota do Sol durante o veraneio, estava em deslocamento para atender a uma ocorrência de capotamento na rodovia quando houve a colisão. As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.

Os bombeiros que perderam suas vidas merecem todo nosso reconhecimento, pois dedicaram suas vidas a proteger e salvar a sociedade. Da mesma forma, estendo meus sentimentos a todos os envolvidos nessa ocorrência trágica.

Nota da ABERGS

A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, lamenta profundamente o tombamento do Soldado Audrei Alves Camargo, que atuava no Batalhão de Busca e Salvamento – BBS; e Soldado Juliano Baigorra Ribeiro, atualmente servindo no Pelotão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves, que na manhã deste domingo (26), faleceram após um trágico acidente na Rota do Sol.

O caminhão onde os Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, colidiu frontalmente contra um carro, na Rota do Sol, próximo à Terra de Areia, capotando e ocasionando a morte dos militares, que se deslocavam para um atendimento de sinistro de trânsito na Operação Rota do Sol.

Neste momento de profunda dor, a ABERGS se solidariza aos familiares, dos militares que também são associados da entidade, e que no momento cumpriam a missão que escolheram. Agora, os militares certamente serão recebidos pelas Guarnições do céu.

Ainda não se tem informações sobre os atos fúnebres.

Nota da Brigada Militar

A Brigada Militar presta condolências ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul pelo falecimento dos soldados Juliano Baigorra Ribeiro e Audrei Alves Camargo, ocorrido neste domingo (26/1), durante acidente de trânsito em serviço.

A BM se solidariza com colegas, familiares e amigos dos soldados, e com as demais vítimas do acidente, neste momento de imensa tristeza.