Liberty Media, dona da Fórmula 1, anuncia compra da MotoGP

Grupo americano Liberty Media adquiriu 86% da Dorna Sports. Os 14% continuarão com os atuais proprietários, segundo nota oficial.

<a href="https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Motogp_(198044403).jpeg">Adrian Saxton</a>, <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/3.0">CC BY 3.0</a>, via Wikimedia Commons
Adrian Saxton, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O grupo americano Liberty Media anunciou, nesta segunda-feira (1º), a aquisição de 86% da Dorna Sports, empresa proprietária da MotoGP. O conglomerado é dono dos direitos comerciais da Fórmula 1.

De acordo com comunicado oficial, a operação se baseia em um valor de mercado da principal categoria da motovelocidade mundial avaliado em 4,2 bilhões de euros (R$ 22,7 bilhões). A estimativa de valor patrimonial é de 3,5 bilhões de euros (R$ 18,9 bilhões).

Os 14% restantes da Dorna, empresa com base em Madri, na Espanha, continuarão com os atuais proprietários. Conforme o comunicado, o CEO Carmelo Ezpeleta, que está no cargo desde 1994, seguirá na função.

“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos de esportes e entretenimento ao vivo com a aquisição da MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media. O grupo vem conseguindo aumentar o público da F1 nos últimos anos.

“A MotoGP é um campeonato global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo”, acrescentou.

“O próximo passo perfeito na evolução” da categoria rainha da motovelocidade, aponta Ezpeleta. “A Liberty Media tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos. Não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs da MotoGP em todo o mundo”, salientou.

A transação será concluída até o fim de 2024. No entanto, ainda está sujeita à aprovação de autoridades de concorrência em diversas jurisdições.

Além da MotoGP, a Dorna também detém os direitos comerciais e televisivos da Moto2, da Moto3, da MotoE, do mundial de Superbike e do primeiro mundial feminino de motovelocidade. (ANSA)