PONTO IMPORTANTE

Brasileirão: Juventude empata com o Fluminense no Maracanã

Em virtude das enchentes, os números das camisas do Juventude carregaram as cores da bandeira gaúcha.

Foto: Fernando Alves/EC Juventude
Foto: Fernando Alves/EC Juventude

O Juventude retorna para Caxias do Sul com um ponto importante na bagagem. Após 34 dias sem jogar, o time alviverde empatou em 1 a 1 com o Fluminense, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (1), pelo Campeonato Brasileiro 2024.

Com o resultado, o Juventude, que tem jogos atrasados, ocupa a 14ª colocação na tabela do Brasileirão, tendo seis pontos. O próximo compromisso alviverde é na quarta-feira (5), diante do Atlético-Go, no Alfredo Jaconi.

Em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul, os números das camisas do Juventude carregaram as cores da bandeira gaúcha. No peito do manto Alviverde, um patch com a frase “povo forte, aguerrido e bravo”, em alusão ao Hino Riograndense, foi estampado.

Jogo

O juventude começou melhor na partida. Impondo uma marcação alta, o time gaúcho sufocou a saída de bola do Fluminense e criou as principais oportunidades na primeira etapa.

Aos 3 minutos de jogo, Marcelinho finalizou de fora para defesa do goleiro Fábio. Na sequência, Lucas Barbosa parou em duas defesas do goleiro do Fluminense, mas o auxiliar assinalou o impedimento.

Antes dos dez minutos, o Juventude teve mais duas chances. Em trama rapida pela esquerda, Nenê carregou e acertou sua característica chapada no cantinho. Fábio se esticou para salvar o Fluminense. A bola ainda raspou a trave.

Depois, a equipe do Juventude roubou a bola dentro da área adversária. Nenê tocou para Jadson, que escorou para João Lucas. O lateral chutou por cima, perdendo uma grande oportunidade para abrir o placar no Macaranã.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o Fluminense teve sua primeira chegada em finalização de fora da área feita por Cano. Aos poucos, o time carioca equilibrou o jogo.

Aos 41 minutos do primeiro tempo, após um lance polêmico, o Fluminense abriu o placar no Maracanã. Ganso recuperou a bola na ponta de Danilo Boza e passou para Martinelli na área. Thiaguinho chegou dando um leve toque por trás no calcanhar do adversário e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Marcelo acertou o canto esquerdo de Gabriel, que foi no lado certo, mas não alcançou a bola, 1 a 0.

Segundo tempo

O Juventude voltou com a mesma formação para o segundo tempo. Mas o jogo começou a ficar truncado e cheio de faltas.

Aos 21 do segundo tempo, o Juventude empatou a partida. O gol do time gaúcho veio após erro na saída de bola do Fluminense. Fábio saiu jogando errado e Jadson, bem posicionado, aproveitou para roubar e empurrar para o gol vazio, 1 a 1.

Aos 39 do segundo tempo, Werik Popó foi expulso. Com um jogador a mais, o Fluminense se lançou ao ataque, mas o Juventude estava bem postado e assegurou um ponto importante fora de casa.

Coletiva

Após o jogo, Roger Machado comentou sobre o desempenho do Juventude diante do Fluminense. Segundo o treinador, faltou calma para a equipe gaúcha no primeiro tempo.

“Acho que seria injusto um resultado de derrota hoje, penso que nós fizemos um grande primeiro tempo, construímos boas oportunidades, nos faltou calma, uma melhor avaliação da jogada nos primeiros 10 minutos”, ressaltou Roger.

Na coletiva, Roger criticou a arbitragem do jogo. “Eu vi uma arbitragem muito confusa durante o jogo inteiro. Quando os dois bancos simultaneamente reclamam da arbitragem, é porque não foi bom para nenhum dos lados”, disse.