O Internacional oficializou, na manhã desta quinta-feira (18), o nome de Roger Machado como novo treinador do time principal. Roger assina contrato até dezembro de 2025.
Junto com o novo treinador, vêm o preparador físico Paulo Paixão, Campeão do Mundo com o Inter em 2006, os auxiliares Adaílton Bolzan e Roberto Ribas, além do analista de desempenho Guilherme Marques.
Ainda ontem (17), parte da mídia esportiva gaúcha já dava como certa a vinda de Roger para o Inter. Contudo, de oficial apenas uma nota do Juventude, clube o qual o treinador estava à frente, confirmando a saída do técnico do clube de Caxias do Sul.
As negociações entre Roger e o Colorado ocorreram entre muitas especulações. Muito porque a demissão do antigo treinador colorado, Eduardo Coudet, se deu em meio à decisão da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil entre Juventude e Inter.
No sábado (13), após os Jaconeros passarem de fase, nem Roger nem o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, confirmaram conversas oficiais, nem projetaram futuro. A negociação se confirmou na sequência dos dias.
Roger estreia neste sábado (20) contra o Botafogo, líder do Brasileirão. A partida ocorre às 18h30, no estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada.
Carreira
Jogador
Ademais, o maior reconhecimento da trajetória de Roger Machado como jogador veio no Grêmio. Criado na base Tricolor, a promoção do lateral-esquerdo ocorreu em 1994. Em 2004 ocorreu a transferência para o Vissel Kobe, do Japão. Em seguida, em 2006 retornou ao Brasil para jogar o Fluminense até 2008, quando se aposenta.
Assim, neste tempo, Roger quatro Copas do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa e quatro Campeonatos Gaúchos.
Como treinador
Ainda em 2008, Roger iniciou um período de estudos até chegar à casamata do Grêmio como auxiliar-técnico. Na primeira efetivação, em 2014, dirigiu o Juventude em sete jogos na Série C do Campeonato Brasileiro.
Em seguida, treinou o Novo Hamburgo e voltou para o Grêmio, onde permaneceu em 2015 e 2016. O ano de 2017 marcou a ida do técnico para o Atlético Mineiro, onde conquistou o Campeonato Mineiro. Em 2018, chegou ao Palmeiras, passagem que lhe rendeu título de melhor técnico do Campeonato Paulista.
Em 2019, Roger foi para o Bahia. Lá ele ganhou o título Baiano. O treinador permaneceu no clube baiano até 2020. Em 2021, o Fluminense o contratou. Retornou ao Grêmio em 2022, onde foi campeão gaúcho e da Recopa Gaúcha.
Por fim, neste ano, Roger comandou o Juventude. No Campeonato Gaúcho, eliminou o Inter nas semifinais, sendo derrotado pelo Grêmio na decisão. Roger deixa os Jaconeros classificados para as oitavas da Copa do Brasil e em 12º colocados do Campeonato Brasileiro.