COPA DO MUNDO FEMININA 2027

FIFA faz vistoria no Beira-Rio para definir jogos da Copa do Mundo Feminina

Estádio do Inter foi vistoriado neste domingo (11) por equipe técnica da FIFA; Porto Alegre será sede do torneio em 2027.

Porto Alegre - 11/05/2025: FIFA faz vistoria no Estádio Beira-Rio. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Porto Alegre - 11/05/2025: FIFA faz vistoria no Estádio Beira-Rio. Foto: Giulian Serafim/PMPA

A equipe técnica da FIFA realizou, neste domingo (11), uma vistoria no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O objetivo da visita foi avaliar as condições do local e definir quantos jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 poderão ocorrer na capital gaúcha.

Porto Alegre foi confirmada oficialmente como uma das cidades-sede da competição internacional na quarta-feira (7). A Copa será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, em oito cidades brasileiras, incluindo a capital do Rio Grande do Sul.

Durante a visita, a chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin, explicou que a escolha de Porto Alegre teve base técnica. Foram consideradas condições do estádio, infraestrutura urbana, rede hoteleira e transporte público.

No Beira-Rio, foram verificados aspectos como segurança, gramado, áreas de desembarque das seleções, túnel de acesso ao campo, instalações de mídia e serviços técnicos. A vistoria define os parâmetros para a organização dos jogos.

Para coordenar as ações do município, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina 2027. A pasta será liderada por Débora Rios Garcia, que já foi titular da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

“A visita da FIFA ao Beira-Rio marca um momento histórico para Porto Alegre. É uma oportunidade única de inspirar meninas e mulheres a ocuparem cada vez mais espaços no esporte”, afirmou Débora.

Os próximos passos incluem a definição de quantos jogos ocorrerão em Porto Alegre e quais seleções se apresentarão na cidade. A capital formalizou a candidatura como cidade-sede em 2023, junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).