Com o apoio da torcida, o Grêmio ficou no empate em 2 a 2 com o Palmeiras na noite desta quinta-feira (4), em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
O tricolor gaúcho começou bem a partida. Logo no primeiro ataque da partida, aos dois minutos, o Grêmio foi efetivo. Após lançamento no meio de campo, Franco Cristaldo ficou com a segunda bola e rapidamente deu o passe abrindo para lado esquerdo em velocidade para Gustavo Nunes. Ele tomou a frente da jogada, invadiu a área e centrou a bola. Em velocidade, Pavon rasgou entre os zagueiros para concluir ao gol aberto. 1 a 0.
A primeira chegada do Palmeiras foi em batida de lateral de Marcos Rocha na área, aos 12 minutos. A bola passou na primeira trave e Rony veio na corrida para testar à queima roupa, obrigando Machesín a praticar grande defesa.
Depois de uma primeira metade em alta rotação, os dois times passaram a alternar a posse de bola e o volume de jogo, porém sem conseguir criar lances de conclusão ao gol adversário.
Segundo tempo
O segundo tempo começou novamente acelerado. Com menos de um minuto, Estevão recebeu pela direita e fez o cruzamento. Jhon Jhon apareceu livre para bater de primeira e a bola tirou tinta da trave.
A resposta gremista veio em belo lançamento em diagonal de Gustavo Nunes para Pavon. Ele dominou em progressão pelo lado direito da área e centrou por baixo. Cristaldo fechou na primeira trave para concluir de primeira, mas o chute foi travado no carrinho do zagueiro.
Aos 22 minutos, o Grêmio fez a cobrança curta do escanteio pelo lado esquerdo. Cristaldo invadiu a área e cortou o marcador que chegou atrasado na dividida, cometendo a penalidade máxima. Franco Cristaldo foi para a cobrança e, mandou no canto esquerdo do goleiro Weverton, 2 a 0.
Na sequência, Renato Gaúcho fez três trocas. JP Galvão, Natã e Rodrigo Caio entraram na partida, para as saídas de Pavon, Rodrigo Ely e Cristaldo, respectivamente.
No primeiro ataque do Palmeiras após as substituições promovidas pelo treinador gremista, o Palmeiras descontou no placar aos 28 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, a bola encontrou Flaco López, que escorou para fazer 2 a 1.
Aos 32 minutos, Estevão saiu da lateral direita para levar a bola para o meio, cortar a marcação e soltar a bomba de fora da área. Em um chute de rara felicidade, a bola foi no ângulo direito de Marchesín que ainda saltou, mas não conseguiu fazer a defesa, 2 a 2.
Após o apito final, a torcida gramista gritou “burro” para Renato. Com o resultado, o Grêmio desperdiçou chance de sair do Z-4 (tem 11 pontos na tabela).
Volta a atuar no domingo, novamente em Caxias do Sul. Desta vez como visitante no Estádio Alfredo Jaconi, às 16h, contra o Juventude.
Coletiva
Após o jogo, na coletiva, Renato conversou com os jornalistas sobre o resultado diante do Palmeiras.
“Palmeiras é bem treinado, tem grande plantel e é um clube vencedor, que chega em todas as competições. Mas o Grêmio esteve muito bem. Poderíamos ter vencido, como o Palmeiras também. Tomamos os gols do empate, tivemos um apagão e acabamos não vencendo”, ressaltou.
Renato foi questionado sobre ser chamado de burro pela torcida gremista por causa das substituições . “Nunca tinha escutado isso, por um lado é bom para saber o que a palavra burro representa, mas eu faria tudo de novo naquele momento. Vocês não têm as informações que eu tenho”, respondeu.
“O Cristaldo quase nem joga hoje, porque vem cansado, jogando todas e era um risco colocá-lo. Eu precisava segurar a bola na frente. Tinha velocidade pelos lados, com Galdino e Gustavinho. Tinha que ter alguém, ia botar um garoto para brigar ali? Eu fiz uma tentativa e infelizmente tomamos dois gols”, completou.