CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio faz o dever de casa e vence o Vitória em Caxias do Sul

O Grêmio tem agora 14 pontos e é 18º colocado, ainda no Z-4. Na quinta-feira (25) o Tricolor enfrenta o Corinthians

Soteldo (C) foi responsável pelas jogadas criativas pelo lado esquerdo - Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Soteldo (C) foi responsável pelas jogadas criativas pelo lado esquerdo - Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O jogo esteve longe de ser bonito. O Grêmio teve amplo domínio, é verdade, mas durante boa parte do tempo esbarrou em erros simples de passes, na falta de Cristaldo para armar, além da ausência de centroavante. Mas, no final, 2 a 0 para o Tricolor gaúcho contra o Vitória-BA, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, e um passo importante na tentativa de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Com algumas baixas, Renato mandou o Grêmio a campo com um meio-campo sem armador, já que Cristaldo está machucado. Então o Tricolor tinha Villasanti, Carballo, Edenilson e Nathan, este de falso-9. A equipe obteve como resultado um amplo controle do setor, destacando também que o fraco adversário jogava muito pouco e raramente arriscava ir ao campo de ataque.

Faltava, contudo, o passe mais qualificado, que furasse a defesa, além da presença na área para fazer referência para os pontas, Soteldo e Pavón, que, também por falta do cacoete, não incomodavam os zagueiros da equipe baiana. A melhor chance do Grêmio na etapa inicial veio justamente na única vez que a estratégia de Renato funcionou. Aos 38, conseguiu uma jogada pelo lado esquerdo e cruzou. Edenílson entrou livre, mas cabeceou para fora.

Antes disso, o momento de maior frisson para a torcida fora um pênalti marcado, aos 27, pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio do goleiro Lucas Arcanjo em Kannemann. O lance exigiu a substituição do zagueiro por Geromel. Mas, com auxílio do VAR, o árbitro reviu a decisão.

Segundo tempo

O Grêmio voltou do intervalo sem substituições. E os erros se repetiam. Nos primeiros minutos, a falta de paciência de Renato com a atuação da equipe deixou de ser contida. No primeiro tempo, o treinador já gesticulava, fazia sinais aos jogadores, mas a passagem do tempo e a ausência de soluções, aumentavam a irritabilidade do ídolo tricolor.

Aos 15, ele já preparava as substituições de Arezo e Gustavo Nunes, mas um lance adiou a decisão. No minuto seguinte, em uma jogada que começou com uma caneta de Edenílson no lado esquerda e foi parar no lado direito, um cruzamento caiu para Soteldo dentro da área. Ele trouxe para o meio, encarando a zaga do Vitória, e a superou, chutando quase que dividindo, e abrindo o placar.

Vieram então as trocas. Entraram o centroavante uruguaio de 21 anos, e estreante, Matías Arezo, Dodi e Gustavo Nunes. Mas o jogo perdeu bastante em competitividade. Pois nem o Grêmio tinha mais interesse em se aventurar no ataque, nem o Vitória possuía muito recurso ofensivo para virar a partida.

Assim, o restante da partida serviria para a torcida gremista ter uma primeira amostragem de Arezo. Aos 48, quase no último lance da partida, ele recebeu na área e, ao girar para cima do marcador, sofreu a carga e caiu. Pênalti para o Grêmio. Reinaldo pediu a bola, e o Centenário borbulhou em vaias contra o lateral. Mesmo assim, ele cobrou forte no ângulo direito e decretou a vitória do Grêmio.

Situação e próximo jogo

O Grêmio tem agora 14 pontos e é 18º colocado, ainda no Z-4. Agora, na quinta-feira (25) o Tricolor tem um confronto direto na disputa contra o rebaixamento. O adversário será o Corinthians na Neo Química Arena. As equipes se enfrentam às 20h.