O Grêmio venceu o Cuiabá, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com Renato Portaluppi optando por uma equipe mista, com cinco alterações em relação ao time que venceu o Athletico Paranaense no início da semana, o time chegou aos seis pontos em nove disputados. O gol da partida foi do meia Franco Cristaldo.
A partida começou com uma nítida falta de entrosamento do time tricolor. Com praticamente a metade da equipe trocada, demorou um tempo até o time se encontrar em campo e conseguir ameaçar os visitantes.
Tanto é que a primeira finalização da partida foi do Cuiabá. Após receber às costas da zaga gremista, o atacante Isidro Pitta deu o passe rasteiro para trás, onde estava posicionado o meia Rikelme, que chegou chutando. No entanto, a bola respingou na zaga gremista e sobrou para o lateral Matheus Alexandre, que finalizou perto da trave.
O Grêmio só chegou no campo adversário com perigo aos 8 minutos. Soteldo driblou o marcador e finalizou de longa distância, mas a bola foi no centro do gol, o que facilitou a vida do goleiro Walter, do Cuiabá.
Aos 18 minutos, quase que o Cuiabá abre o placar. Isidro Pitta chutou cruzado para dentro da pequena área após uma falha defensiva gremista. Jhonatan Cafú finalizou contra a meta gremista. Marchesin defendeu.
Quatro minutos depois, o Grêmio teve chance de abrir o placar na Arena. Soltedo fez cruzamento para a grande área, o centroavante João Pedro Galvão subiu para cabecear entre os zagueiros, mas apenas raspou na bola, que passou rente à trave esquerda do Cuiabá.
Aos 40 minutos, nova chance para o tricolor. João Pedro Galvão dominou no peito e, de costas para o gol, arriscou uma bicicleta. O goleiro Walter conseguiu salvar o Cuiabá.
Três minutos mais tarde a insistência gerou resultados. Franco Cristaldo viu o centroavante João Pedro Galvão se intrometer entre os zagueiros do Cuiabá e arriscou um lançamento. Mas a bola acabou indo direto pro gol. 1 a 0 na Arena. A partida seguiu até os 48 minutos sem alterações.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com uma chance do Grêmio de ampliar o placar. Aos seis minutos, Gustavo Nunes fez um cruzamento na medida para Soteldo, que finalizou de primeira. A bola foi por cima da meta do goleiro Walter.
Seis minutos depois, nova chance para o tricolor. Villasanti fez um chute , a bola desviou e perdeu força antes do goleiro Walter fazer a defesa. Com o time dourado dominado, o jogo seguiu com menos movimento.
O Cuiabá chegou com perigo aos 46 minutos. Cabeçada de Derik Lacerda passou à direita do gol defendido por Marchesin. A partida seguiu até os 52 minutos, mas o placar não se alterou.
O time gaúcho enfrenta o Estudiantes, em La Plata, às 19h, pela Libertadores da América, na próxima terça-feira (23). Já o Cuiabá entra em campo contra o Deportivo Garcilaso, em Cusco, às 21h, pela Sul-Americana.