CAMPEONATO BRASILEIRO

De virada, Grêmio vence Atlético-GO na Arena

Partida marcou a retomada da capacidade total da Arena do Grêmio após as enchentes que atingiram o RS

Soteldo (E) foi o responsável por boa parte das jogadas criativas no primeiro tempo - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Soteldo (E) foi o responsável por boa parte das jogadas criativas no primeiro tempo - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio venceu por 3 a 1 o Atlético-GO na Arena, na tarde deste sábado (26), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou a retomada da capacidade total da Arena do Grêmio após as enchentes que atingiram o RS. Ao todo, 36.959 torcedores foram ao estádio.

Com o resultado, o Tricolor gaúcho vai a 38 pontos e garante permanência na zona da Sul-Americana nesta rodada. A próxima partida do Grêmio é contra o Fluminense. As duas equipes se enfrentam na sexta-feira (1º), às 21h, no Maracanã.

Na partida de hoje, o Grêmio esteve mal durante boa parte do primeiro tempo. O fraco Atlético-GO, lanterna e virtual rebaixado, trocava passes no campo do time da casa. O Grêmio tinha dificuldades para encaixar a marcação e era pouco criativo na frente.

Aos 24, Marchesín saiu jogando errado e Rhaldney roubou a bola. O volante entrou na área e, quando tentou o drible, foi derrubado por Jemerson. Derek cobrou e o goleiro gremista defendeu, mas no rebote o atacante do Dragão não desperdiçou.

O gol dos visitantes demorou a alterar o status da partida. O Grêmio praticamente só assustava quando Soteldo chamava a responsabilidade e buscava a jogada individual para cima da defesa adversária.

Aos 39, em uma das primeiras aparições de Braithwaite na partida, ele fez uma jogada pela direita e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e chegou em Soteldo. O camisa 7 trouxe para o meio, encarando um paredão de defensores, e chutou forte, sem chances para o goleiro Ronaldo.

Segundo tempo

O Grêmio voltou mais ligado no segundo tempo. A pressão passou a ser mais intensa e os passes mais rápidos. O gol da virada não demorou a sair. Aos 13, Reinaldo acertou um longo passe da esquerda para a direita e encontrou Aravena. Ele cruzou para o meio e Pepê chegou batendo forte. Um belo gol do Grêmio.

A situação trouxe tranquilidade, mas não tirou o foco. Aos 22, Renato colocou Edenilson e Cristaldo nos lugares de Monsalve e Aravena, para dar mais consistência ao meio. Mas quem quase empatou foi o Dragão, com Luiz Fernando, aos 23.

Mas não seria dia das coisas darem errado para os gremistas. Aos 37, Reinaldo fez uma ultrapassagem, indo ao fundo do campo para receber passe e cruzar rasteiro para Villasanti, chegar sozinho na área para fazer o gol. Vitória decretada.

Ficha técnica

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Pepê (Ronald), Villasanti, Soteldo (Pavon), Monsalve (Edenilson) e Aravena (Cristaldo); Braithwaite (Arezo) Técnico: Renato Portaluppi

Atlético-GO

Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Luiz Felipe e Romão (Shaylon); Roni (Gonzalo Freitas), Rhaldney (Lacava) e Baralhas; Luiz Fernando (Janderson), Derek (Hurtado) e Alejo Cruz. Técnico: Umberto Louzer

Arbitragem

  • Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
  • Auxiliar: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
  • Auxiliar: Daniel Luis Marques. (SP)
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)