O Palmeiras finalizou 35 vezes contra o Grêmio, na noite desta sexta-feira (8) no Allianz Parque, em São Paulo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marchesín fez 14 defesas ao longo da partida. Resultado final: 1 a 0 para o Verdão, ou seja, o Tricolor gaúcho escapou de uma goleada histórica, tornando até difícil descrever o texto do jogo lance a lance dado o tamanho que ele teria.
Fato é que a partida se manteve durante 100% do tempo sob domínio de um Palmeiras em altíssima intensidade e um Grêmio sem achar a bola, zonzo. Quem mais chamava atenção do lado Palmeirense era o jovem Estevão, sempre leve e desenvolto pelo lado direito do ataque. E seria dele o gol da vitória, que saiu no segundo tempo, após uma bateria ofensiva dos mandantes.
Aos 26, Dudu veio da esquerda para o centro e chutou. Marchesín fez mais uma defesa entre tantas. Mas dessa vez a bola foi parar nos pés de Estevão, para premiá-lo com um gol pela dedicação na partida.
Em seguida, Renato fez trocas buscando mudar a configuração da partida. Entraram Cristaldo, Diego Costa e Monsalve. Não que se esses jogadores tivessem começado a partida o resultado seria melhor, mas mesmo assim os ingressos ocorreram tarde.
E agora, Grêmio?
Com o resultado, o Grêmio se mantém com 39 pontos e na pior das hipóteses, pode terminar a rodada a dois pontos do Z-4, cujo primeiro time hoje é o Athletico-PR. E agora faltam cinco rodadas para a equipe gaúcha espantar de vez o risco de rebaixamento, em um contexto onde o técnico e ídolo/estátua Renato Portaluppi sofre forte pressão.
Dessa forma, após o período de Data Fifa, o Grêmio enfrenta o Juventude, que também briga contra a queda para a Série B. Os dois gaúchos jogam, por fim, dia 20 de novembro, uma quarta-feira, às 19h, na Arena do Grêmio.
Ficha técnica
Palmeiras
Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Mayke); Moreno, Mauricio (Richard Ríos), Estêvão, Raphael Veiga (Zé Raphael) e Felipe Anderson (Dudu); Rony (Flaco López) – Técnico: Abel Ferreira
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Monsalve) e Edenilson (Pepê); Soteldo (Nathan Fernandes), Aravena (Cristaldo) e Braithwaite (Diego Costa) – Técnico: Renato Portaluppi
Arbitragem
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Auxiliar: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
- Auxiliar: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)