O Grêmio anunciou, nesta quarta (31), após exames médicos e a assinatura do contrato, o reforço do atacante dinamarquês Martin Braithwite.
O jogador, que tem 33 anos, disputou a última temporada européia defendendo o Espanyol. Braithwite assinou contrato com o Grêmio até a metade de 2026. Esta é a primeira vez que um jogador da Dinamarca veste a camisa do tricolor gaúcho.
“Chego no momento mais importante do ano, da temporada. Vou tentar de tudo para ganhar partidas e marcar gols”, ressaltou o jogador.
Braithwite nasceu na cidade de Esbjerg e iniciou a carreira nas categorias de base do time local, onde se profissionalizou em 2009. Pelo Esbjerg fB, conquistou uma Copa da Dinamarca.
Quatro anos depois, o atacante foi negociado com o Toulouse. Em 2017, ele foi comprado pelo Middlesbrough. Na sequência, jogou por empréstimo no Bordeaux e Leganés, que acabou adquirindo o atleta em 2019. Sete meses depois, o atacante foi vendido ao Barcelona, onde atuou por quase três temporadas.
Sagrou-se campeão espanhol 2022/23 e da Taça da Espanha 2021/22. Após deixar o Barcelona, Braithwite defendeu o Espanyol ajudando o clube catalão a retornar à elite do futebol espanhol neste ano. Foi também o goleador da equipe com 22 gols anotados.
Destaque do seu país, Braithwite defende a seleção dinamarquesa desde a categoria Sub-17. Esteve presente nos mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar).
Agora, a direção do Grêmio aguarda a regularização do nome de Braithwaite no BID (Boletim Informativo Diário), para estabelecer a data em que ele poderá estrear pelo clube gaúcho.