O Grêmio segue decaindo no Campeonato Brasileiro. Desta vez, coube ao Fortaleza de Vojvoda derrotar o Tricolor gaúcho no Castelão. O time da casa fez 1 a 0, na noite desta quarta-feira (19), em uma partida onde o Grêmio jogou muito pouco.
Com o resultado, os comandados de Renato Portaluppi permanece com 6 pontos e agora é 18º, entre os quatro que cairiam para a Série B. O próximo jogo agora é o Gre-Nal. A dupla se enfrenta no sábado (22), às 17h30, no Couto Pereira, em Curitiba. A partida é válida pela 11ª rodada do Brasileirão.
O gol do Fortaleza saiu de pênalti, aos 41. Após cruzamento da direita, Tinga tentou uma bicicleta, mas Rodrigo Ely se atirou na frente da finalização e bola desviou em seu braço. O árbitro foi ao VAR e assinalou a penalidade. Provável que a torcida gremista tenha ficado bastante descontente, não só pelo lance, mas por mais uma vez um revés envolver Ely. E depois viria mais um episódio desta história, como veremos à frente. Enfim, Lucero bateu o pênalti e fez.
A noite era chuvosa em Fortaleza. O jogo já não era brilhante, mas o campo molhado dificultava. Em um lance de disputa, no lance seguinte ao pênalti, Pepê deu uma entrada violenta em Martínez e foi expulso. A partida foi para o intervalo com o Grêmio nas cordas e abatido.
O Fortaleza quase marcou em um contra-ataque já nos acréscimos. Quando o Grêmio responderia o juiz terminou o primeiro tempo porque o tempo já havia estourado.
Segundo tempo
Renato voltou do intervalo com Nathan Fernandes no lugar do ineficiente João Pedro Galvão. Mas os primeiros momentos da etapa final foram do Fortaleza. Martínez cabeceou na trave aos 4. Aos 7 Lucero chutou para fora de dentro da área. Aos 20, Breno Lopes avançou livre e chutou rente ao poste.
Depois vieram diversas substituições, o jogo não era tão intenso e perdeu em organização. Mesmo assim, era o Fortaleza que chegava mais.
Mas foi Rodrigo Ely que protagonizou o principal lance do segundo tempo. Já aos 47, em um contra-ataque, a bola chegou para o zagueiro na direita e ele mandou um forte chute na trave. No rebote, Nathan Fernandes chutou por cima.
Depois, houve tempo apenas para o juiz João Vitor Gobi marcar um pênalti de Nathan Fernandes em Machuca, do Fortaleza. Mas o VAR chamou e houve revisão. Fim de jogo.