ZERO A ZERO

Grêmio arranca empate de 0 a 0 contra o líder Botafogo

O jogo ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF). Com resultado, Grêmio terminou o sábado em 11° lugar na tabela

Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio empatou com o líder Botafogo na noite deste sábado (28), em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O tricolor gaúcho entrou em campo sob pressão por um resultado positivo, principalmente após a derrota para o Criciúma, em jogo atrasado da 5ª rodada. O time gaúcho entrou em campo apenas a três pontos da zona de rebaixamento.

No primeiro tempo, os dois times tentaram criar jogadas efetivas. O Grêmio tentou forçar a saída de bola a partir de problemas identificados pelo flanco esquerdo. No entanto, as duas melhores chances do tricolor gaúcho vieram com Edenílson, pelo lado direito.

Bem fechado, o time gaúcho conseguiu frear a impulsividade dos botafoguenses. A melhor chance no primeiro tempo ocorreu numa cabeçada de Vitinho, aos 32 minutos.

Segundo tempo

A segunda metade da partida começou com pressão parte a parte. Mas os dois times não conseguiram, apesar das chances, finalizarem a gol.

A partida seguiu com chances disperdiçadas até os 25 minutos, quando o Grêmio fez um rápido contra-ataque. Edenilson mandou para Monsalve na entrada da área, que soltou uma bomba que explodiu na defesa.

Aos 29, foi a vez do Botafogo atacar. Savarino lançou para Luiz Henrique, que não consegue o domínio. No bate e rebate, a defesa do Grêmio consegue isolar a bola.

Pouco tempo depois, aos 37 minutos, mais um perigo. Alex Telles bateu falta rasteiro. Marchesin saltou para espalmar.

A melhor chance botafoguense ocorreria aos 40 minutos, quando  Junior Santos recebeu e chutou após driblar dois marcadores. No desvio, Bastos mandou para dentro do gol. No entanto, o VAR acabou acionado e anulou a jogada, por impedimento de Bastos.

Por causa da demora em decidir se o gol era legal ou não, a partida recebeu 12 minutos de acréscimos. Houve tempo do árbrito parar a partida e reclamar das comissões técnicas e de Kanemann driblar 4 botafoguenses na última tentativa tricolor de sair do empate.

Com o empate, o Botafogo fica apenas um ponto à frente do Palmeiras. Já o Grêmio subiu algumas posições e terminou o sábado em 11° lugar na tabela. A próxima partida do tricolor gaúcho é contra o Fortaleza, no dia 4/10, na Arena.