O Grêmio perdeu para o Vasco, neste domingo (14), em São Januário, na estreia de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro 2024. A arbitragem foi duramente criticada em três lances de penalidades ocorridos durante a partida. Confira aqui os vídeos com os diálogos do árbitro Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP) com Daiane Muniz (Fifa-SP), responsável pelo VAR.
Lance a lance
Pênalti em Rossi
Aos 14 do primeiro tempo, o atacante Rossi, do Vasco, recebeu uma bola pelo lado esquerdo e, ao cortar para o meio, caiu diante do zagueiro Gustavo Martins. O juiz assinalou pênalti, mas após revisão de Muniz, reviu a decisão.
Rossi não foi tocado pelo defensor gremista, o que só foi visto após análise de diversos ângulos. Rossi ainda levou amarelo por simulação.
Pênalti para o Grêmio
Aos 42, ainda da primeira etapa, o Grêmio fazia jogada pela esquerda e, quando a bola chegaria para o Diego Costa, Lucas Piton toca a bola com o braço aberto. O VAR chamou, mas a arbitragem concluiu que não houve pênalti.
No vídeo divulgado, nota-se uma extensa discussão entre árbitro e VAR. Daiane pareceu mais inclinada à marcação da penalidade, enquanto Flávio resistiu e manteve a decisão original.
Pênalti para o Vasco
Já aos 3 do segundo tempo, Rossi cruzou da direita, Vegetti testou para baixo e obrigou Marchesín a uma defesaça. Mas, no rebote, o zagueiro Rodrigo Ely chuta o calcanhar do jogador do Vasco.
Nesse caso, Daiane e a equipe do VAR acabam por entender que não houve pênalti. Flávio insiste na decisão e não marca a penalidade.
Próximo jogo
O Grêmio enfrenta o Athletico, na quarta-feira (17), pelo Campeonato Brasileiro. A partida será na Arena, às 19h.