O Grêmio tem jogo decisivo contra o Bragantino, nesta terça-feira (16), às 18h, na Arena. A partida é válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o imperativo é vencer. O Tricolor Gaúcho tem mais sete partidas a disputar na competição e, pelas projeções, precisa de pelo menos cinco vitórias.
E para reverter o quadro, o Grêmio precisa achar futebol onde até agora não apareceu. Sobretudo sob o comando de Vagner Mancini. Mancini já comandou o Grêmio em sete partidas no campeonato, obtendo cinco derrotas e apenas duas vitórias.
O que mais preocupa é a dificuldade em fechar os 11 titulares e uma maneira de jogar e chegar a vitórias. Além da falta de equilíbrio tático, o Grêmio tem demonstrado um nível anímico fragilizado, diferente do que pede a tradição gremista.
Isso foi tema, inclusive, da entrevista coletiva do vice-presidente de futebol do Grêmio, Dênis Abrahão, após o jogo contra o América-MG. Abrahão pediu, com Mancini sentado ao seu lado, um time com mais “cara de Grêmio” e menos “Tiki-Taka”, em alusão ao estilo de futebol espanhol.
Dúvidas e Lesões
Para tentar ressuscitar esse estilo, Mancini não tem todo o grupo à disposição. Um caso é Kannemann, um dos símbolos desse Grêmio mais brigador. O argentino teve uma lesão no quadril no aquecimento antes da partida em BH e nem sequer foi a campo contra a equipe mineira.
Além dele, Ruan e Lucas Silva também são dúvidas. Eles jogaram contra o América MG, mas acabaram substituídos ao longo da partida. Os três ainda dependem de avaliação do departamento médico.
Fora isso, também há a situação de Douglas Costa, que voltou a se lesionar, desta vez no adutor da coxa esquerda. A data para sua volta ainda é incerta.
Com suas seleções nas Eliminatórias também estão o goleiro Gabriel Chapecó, o volante Villasanti e o atacante Borja.
Situação e sequência de jogos
O Grêmio é 19º com 29 pontos, sete atrás do Bahia, primeiro time fora do Z-4. Existe a expectativa para que o Bragantino não venha com os titulares para a partida de hoje, pois tem final da Sulamericana no sábado (20), contra o Athletico-PR, em Montevidéu.
Esse é, então, um bom momento para o Tricolor engrenar, porque, logo após o confronto contra os paulistas, tem jogo contra a Chapecoense, já rebaixada, no sábado (20), na Arena Condá.
Depois, na terça-feira (23), tem a partida atrasada contra o Flamengo de Renato. O jogo será realizado às 21h30 na Arena. Flamengo que, assim como o Bragantino, também estará voltado para a final de uma competição internacional, só que da Libertadores, contra o Palmeiras, no outro sábado (27).
Arbitragem de hoje
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistente: Jean Marcio dos Santos (RN)
Assistente: Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Transmissão
A partida será transmitida pelo Premiere ao vivo