Terminadas as Olimpíadas, é hora de analisar os resultados e compará-los com as expectativas dos atletas. Neste artigo analisamos os atletas mais promissores da África do Sul e os seus desempenhos.
Alan Hatherly e Candice Lill, dois favoritos a medalhas
Com tantas paisagens bonitas e terrenos desafiadores, não é surpresa que a África do Sul seja há muito tempo um foco de talentos do mountain bike. Ver um ciclista local reivindicar uma medalha seria a maneira perfeita de coroar as conquistas desta parte unida da comunidade do ciclismo.
Ambos os pilotos tiveram um desempenho consistentemente alto nas últimas corridas da UCI e têm muita experiência de nível elite.
Candice Lill sofreu um forte revés quando a roda traseira da sua bicicleta cedeu. Este incidente deixou a atleta sul africana sem quaquer hipótese de competir pelas medalhas. Por outro lado, Alan Hatherly cumpriu com as expetativas ao arrecadar uma medalha de bronze.
Novo ouro na natação
Em Tóquio 2021, Tatjana Smith conquistou o ouro nos 200m peito com um recorde mundial que deixou todos sem palavras. Ela foi então ultrapassada na linha, deixando-a com a prata na distância mais curta, sublinhando suas credenciais como uma das principais nadadoras.
A preparação para as olímpiadas de 2024 não foi nada tranquila para uma atleta aparentemente atormentada por lesões e imperfeições nos ombros. Ela é uma verdadeira lutadora e alguém que está voltou à piscina em grande estilo, com outro lugar no topo do pódio em vista.
Tatjana Smith voltou a arrecadar duas medalhas, desta vez ouro nos 100m peito (a única medalha de ouro conquistada pela África do Sul em 2024) e prata nos 200m peito.
Uma lenda retorna à pista
Detentor do recorde mundial e lenda do esporte Wayde van Niekerk retirou-se de sua perseguição principal de 400 m para cair para os 200m e enfrentar a esperança americana Noah Lyles.
Antes da competição todos se interrogavam se a sua famosa força na reta final dos 400m seria suficiente para acompanhá-lo na meia volta, mesmo que ele não tenha a mesma velocidade máxima de alguns dos velocistas que dobram nos 100m.
No entanto, a lenda sul africana não foi além de uma modesta sétima posição na 3ª semi-final.
O esporte nacional continua a ser motivo de orgulho
A equipe masculina de rugbi passou bem na qualificação e as expetativas de medalhas eram reais na partida para as olímpiadas. O sonho de alcançar o ouro caiu nas semi-finais ao perder com a França por 19-5. Ainda assim, a vitória sobre a Austrália (26-19) permitiu aos sul africanos subir ao último lugar do pódio.
A equipe feminina perdeu com o Reino Unido por 26-17 na ronda de eliminatórias, ficando longe das medalhas.
Duas esperanças disputam uma única medalha de ouro
Akani Simbine e Benji Richardson marcaram corridas abaixo de 9,90 segundos na distância principal nas semanas que antecederam Paris. Eles vão querer pelo menos chegar à final no evento mais importante dos jogos, mas haverá uma competição acirrada em um campo que está totalmente aberto agora que Usain Bolt não é mais rei.
A África do Sul conquistou a prata no Revezamento 4x100m – com a participação de Akani – ficando a 7 centésimos de segundo de atingir o ouro. Individualmente, Akani ficou a um centésimo de segundo de atingir o pódio, ao finalizar os 100m masculinos em 9.82 segundos.
Prudence Sekgodiso é uma chance externa para o pódio
Os 800m femininos esperavam por uma das corridas mais disputadas de todo o programa de atletismo, e a África do Sul apresentou a sua uma superestrela em potencial em formação.
Seus tempos diminuíram constantemente nos meses que antecederam os jogos – um sinal de grande preparação – e ela é alguém que acredita que pode entregar resultados nos grandes momentos.
Com o atual campeão olímpico afastado devido a lesão, os três grandes que dominaram as posições de medalhas nos últimos anos encolheram para os dois grandes. Isso deixou uma vaga aberta no pódio, que a jovem sul-africana não conseguiu alcançar ao terminar os 800m na oitava posição. Ainda assim, é uma atleta a ter em conta nas próximas olímpiadas!
Palavras finais
As Olimpíadas são um momento de competição e de tentativa de triunfar contra todas as probabilidades. É também algo que alguns podem vivenciar à distância no conforto de casa.
Embora muitos gostem de apostar no resultado de uma grande corrida nas Olimpíadas, existem muitas outras maneiras de jogar. Alguns gostam de experimentar jogos de cassino online, outros optam por ficar offline e, em vez disso, fazem um sorteio no escritório sobre quem escolherá a contagem final de medalhas.
Não importa como você vive as olímpiadas, mas todo o mundo acaba por viver um verão diferente.