O governo publicou na edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado), de sexta-feira (23), a admissão de mais 660 servidores temporários. Eles trabalharão com foco na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.
Ao todo, o executivo convocou 478 servidores de Porto Alegre e 182 do Interior, com atuação em cargos de analistas de políticas públicas e gestão governamental de diversas especialidades. Em março de 2025 ocorreu o primeiro chamamento de 1.418 profissionais no processo seletivo.
Convocação urgente
A contratação integrada teve autorização a partir da aprovação pela Assembleia Legislativa, em julho de 2024, da Lei 16.165. O texto trata da reestruturação das carreiras dos servidores. O objetivo é atender às necessidades urgentes e excepcionais das secretarias e dos órgãos do governo. A contratação dos selecionados têm prazo de 24 meses, a contar da data de admissão, podendo haver prorrogação por igual período.
A abertura do processo seletivo ocorreu em novembro de 2024 pelo governo estadual, sob coordenação da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), por meio da Sugep (Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas). Ao todo, 86,2 mil pessoas de todo o Brasil mostraram interesse. Ao todo, houve homologação de 56 mil inscrições e aprovação de 10 mil nomes após a avaliação dos currículos.
Documentação
Os candidatos deverão fazer o envio dos documentos até dia quatro de junho, conforme orientações que a SPGG enviou pelo e-mail. Nos dias dois e cinco de junho serão publicadas, no site da secretaria, as listas com o local, data e horário em que os candidatos deverão se apresentar para a conferência da documentação original.
Deverão ser apresentadas as vias originais de todos os documentos inseridos no portal. A admissão dos selecionados é coordenada pela Suad (Subsecretaria de Administração).
Dúvidas para os profissionais admitidos no processo podem ser sanadas por meio do telefone (51) 3288.1181.
Servidores por região
A admissão da segunda chamada de servidores temporários distribui-se da seguinte forma entre os Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento):
- Porto Alegre (Metropolitano Delta do Jacuí) – 478
- Alto da Serra do Botucaraí – 3
- Alto do Jacuí – 6
- Campanha – 7
- Campos de Cima da Serra – 3
- Celeiro – 2
- Central – 7
- Fronteira Noroeste I – 7
- Fronteira Oeste (Noroeste II) – 20
- Jacuí Centro – 9
- Litoral – 8
- Médio Alto Uruguai – 1
- Metropolitano Delta do Jacuí – 12
- Missões – 12
- Nordeste – 1
- Nordeste Colonial – 5
- Norte – 4
- Produção – 10
- Rio da Várzea – 4
- Serra – 15
- Sul – 12
- Vale do Caí – 2
- Vale do Rio dos Sinos – 13
- Vale do Rio Pardo – 6
- Vale do Taquari – 13