Empregos

Cursos gratuitos do Senac abrem vagas em Comércio Exterior e Turismo no RS

Formações são oferecidas em parceria com o governo federal e priorizam jovens e pessoas negras de baixa renda.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Senac está com inscrições abertas para cursos gratuitos no Rio Grande do Sul, com foco nas áreas de Comércio Exterior e Turismo. As formações fazem parte de parcerias com o governo federal e têm como público prioritário pessoas negras, jovens a partir de 16 anos e com renda familiar de até dois salários-mínimos per capita.

No Estado, o destaque é o Curso Técnico em Comércio Exterior no município de Rio Grande. Além de diversas vagas em cursos voltados ao setor de Turismo em outras cidades atendidas pelo Senac.

Curso Técnico em Comércio Exterior no RS

A formação ofertada no município de Rio Grande tem 20 vagas gratuitas e integra o programa Raízes Comex, desenvolvido em parceria com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). As inscrições estão abertas até 5 de maio de 2025.

Voltado especialmente à inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, o curso técnico fornece base sobre processos de exportação, importação e negociação internacional, setores com alta demanda por profissionais qualificados.

As inscrições podem ser feitas por meio do link oficial da iniciativa, disponível no site do MDIC.

Cursos gratuitos na área de Turismo

Outra frente de qualificação promovida pelo Senac é a segunda etapa de cursos gratuitos em Turismo. Ao todo, estão em oferta 1.840 vagas, distribuídas nacionalmente, inclusive no Rio Grande do Sul. A iniciativa conta com o apoio do MTur (Ministério do Turismo).

No RS, os cursos estão sendo disponibilizados em cidades atendidas pelo Senac. Com formações nas áreas de hospitalidade, atendimento ao público, serviços de viagem e temas correlatos.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril de 2025, pelo site do Ministério do Turismo ou pela página oficial do Senac. Para verificar a oferta por município, os interessados devem procurar a unidade Senac mais próxima.

Quem pode participar?

As vagas são prioritárias para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos. Caso existam vagas remanescentes após o período prioritário, elas serão abertas ao público em geral.

As ações visam fortalecer a inclusão social e a geração de oportunidades no mercado formal, principalmente para jovens em situação de vulnerabilidade social e residentes em regiões com menor acesso à qualificação profissional.