A Gerdau está com inscrições abertas para 30 vagas do programa Jovem Aprendiz na unidade de Charqueadas, na Região Carbonífera do RS. As oportunidades são voltadas a jovens com interesse em áreas industriais como aciaria, laminação, logística e manutenção.
Os candidatos devem ter entre 17 e 22 anos (mulheres) ou entre 18 e 22 anos (homens), além de estar matriculados ou já terem concluído o Ensino Médio. Também é necessário ter disponibilidade para frequentar as aulas no turno da manhã, das 8h às 12h.
O prazo para inscrições termina em 3 de agosto, e os selecionados iniciarão as atividades em outubro, com contrato de até dois anos.
As aulas do programa ocorrerão no SENAI instalado na própria unidade de Charqueadas, com parte teórica e prática. Após essa etapa inicial, os aprendizes irão atuar diretamente nas áreas operacionais da empresa.
Durante o programa, os participantes aprenderão a executar tarefas de operação de processos siderúrgicos, com foco em desenvolvimento técnico e de competências socioemocionais como trabalho em equipe, pontualidade e comunicação.
Público prioritário e benefícios
A Gerdau dará prioridade a jovens oriundos de escolas públicas e/ou pertencentes a grupos sociais de diversidade, como mulheres, pessoas LGBTI+, pessoas com deficiência e pessoas negras.
Entre os benefícios oferecidos estão:
- Bolsa-auxílio
- Plano de saúde (Unimed)
- Assistência odontológica (Uniodonto)
- Atendimento médico virtual gratuito (Einstein Conecta)
- Vale-transporte ou transporte fretado
- Estacionamento no local e bicicletário
- Programa de Apoio à Gestante e licença-paternidade de 20 dias
- Certificação ao término, emitida pelo SENAI
Requisitos para participar
Confira os requisitos obrigatórios:
- Residir em Charqueadas ou cidade próxima;
- Ter CPF, RG e Carteira Profissional (física ou digital);
- Ter disponibilidade no turno da manhã (8h às 12h), entre outubro de 2025 e outubro de 2027;
- Homens precisam ter situação regularizada com o Exército Brasileiro.
As inscrições devem ser feitas online até 3 de agosto, pelo site oficial da Gerdau. Basta preencher os dados e anexar os documentos exigidos. Os aprovados iniciarão o programa em outubro.