Nos mercados, o preço do azeite de oliva gaúcho é de assustar. Com o “preço de ouro”, muitos consumidores brincam que é necessário fazer “um financiamento” para adquirir o produto.
Nesta sexta-feira (30), O governo do Rio Grande do Sul publicou decreto, assinado pelo governador Eduardo Leite, reduzindo a alíquota interestadual para o azeite de oliva produzido no Rio Grande do Sul.
O governador recebeu, na manhã desta sexta, os dirigentes do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura) na sede do governo na Expointer e fez a entrega simbólica do decreto.
A partir de janeiro de 2025, o ICMS cobrado pelas vendas para outros estados brasileiros será de 4%. Atualmente, as alíquotas são de 12% para Sul e Sudeste e de 7% para os demais estados.
“O azeite gaúcho tem ganhado relevância, prêmios e reconhecimento internacional. Por isso, vamos promover essa redução para posicionar melhor os nossos produtos e ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva. A alíquota interestadual de semestre é um fator importante no sentido da competitividade, para colocar esse produto em condições de competir com outros. Esperamos efeitos econômicos muito importantes”, afirmou Leite.