
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber, a partir desta segunda-feira (26), a devolução dos valores referentes a mensalidades associativas descontadas indevidamente na folha de pagamento de abril. Ao todo, o montante estornado chega a R$ 292 milhões.
Conforme o INSS, mesmo após a determinação de suspensão desses descontos, feita no fim de abril, a cobrança ainda foi efetivada porque a folha já havia sido fechada. Assim, os valores foram subtraídos dos benefícios pagos entre 24 de abril e 8 de maio.
De acordo com o instituto, os valores não foram repassados às entidades associativas e serão devolvidos automaticamente, junto ao pagamento regular dos benefícios, que ocorre entre os dias 26 de maio e 6 de junho. “Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”, esclarece o INSS.
O órgão alerta os segurados para tentativas de golpe e reforça que todas as informações sobre aposentadorias e pensões devem ser consultadas exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como fazer o pedido de devolução
Beneficiários que desejam reaver mensalidades cobradas indevidamente antes deste período devem formalizar o pedido também pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Nessas situações, o INSS informará a entidade associativa, que deverá comprovar a autorização para o desconto. Caso não consiga, terá que devolver os recursos, que serão repassados ao beneficiário pelo próprio Instituto.
Além disso, desde a última sexta-feira, quem deseja contratar empréstimos consignados ou autorizar novos descontos deverá realizar identificação biométrica na plataforma do Meu INSS.