Desenrola é prorrogado para a Faixa 1 até dia 20 de maio

Medida provisória que prorroga programa por 50 dias foi publicada no Diário Oficial da União.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal prorrogou o programa de renegociação de dívidas Desenrola por mais 50 dias. As renegociações para a Faixa 1 vão se estender até o dia 20 de maio.

O púbico-alvo são as pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programa Sociais) do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Fazenda, podem ser renegociadas dívidas de até R$ 20 mil. A negociação pelo site, conforme as regras do programa.

A Medida Provisória está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). É a segunda vez que o programa tem sua data estendida. As renegociações iam acabar em dezembro, mas foram prorrogadas até 31 de março. Agora, vão até o dia 20 de maio.

A mudança na data ocorre pelo aumento da procura. Desde dia 15 de fevereiro a Serasa integrou sua plataforma a do Desenrola. Conforme o Ministério da Fazenda, desde esta mudança, os usuários logados na plataforma da Serasa não precisam de outro login para ter acesso aos dados. Também é possível acessar os dados através do site ou aplicativo do Itaú Unibanco, do Santander e da Caixa Econômica Federal.

“Queremos aproveitar o aumento das negociações pelo site depois das parcerias com as plataformas bancárias e de renegociação de dívidas. Hoje, quase metade do volume diário de operações chega ao site do Desenrola através de redirecionamentos dos canais parceiros”, afirma Alexandre Ferreira, diretor de Programa da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

Formas de pagamento

O Desenrola já beneficiou 14 milhões de pessoas em todo o país, possibilitando a negociação de aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas. Os descontos na plataforma do programa são de 83%, em média, e em alguns casos chegam a ultrapassar 96%. Entre as opções de pagamento estão à vista ou parcelado, sem entrada e com até 60 meses para pagar.

Para acesso ao Desenrola diretamente pela plataforma é necessário ter uma conta GOV܂BR. Tanto usuários com contas nível bronze quanto prata e ouro podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento, se optarem por não pagar à vista. Utilizando os canais parceiros, não há necessidade de uso da conta GovBR.