RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO IPA

Bens do Grupo Metodista vão a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas

O pedido de recuperação judicial do Grupo Metodista ocorreu em abril de 2021. Ele foi homologado em 2022 e, desde então, tramita na Justiça gaúcha.

Está marcada a data do leilão de parte dos bens do Grupo Metodista, que enfrenta um processo de recuperação judicial desde 2022. Com a decisão do juiz de Direito da Vara Regional Empresarial de Porto Alegre, Gilberto Schäfer, três prédios estarão disponíveis para compra.

Estão na lista as duas escolas de educação básica: Colégio Metodista União, de Uruguaiana (juntamente com o terreno), e o Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre. Além deles, vai a leilão o restante da área onde estava o Centro Universitário IPA, localizado em Porto Alegre.

O Juiz determinou que 50% dos recursos paguem créditos trabalhistas. O magistrado autorizou ainda o depósito dos valores levantados diretamente às instituições vinculadas ao Grupo Metodista. No entanto, é necessário apresentar uma prestação de contas para à Administração Judicial com regularidade.

A Rede Metodista de Ensino esteve presente em cinco estados e chegou a empregar mais de 3 mil funcionários no período da homologação. O pedido de recuperação judicial ocorreu em abril de 2021.

Conforme a decisão judicial, o leilão vai ocorrer na modalidade “stalking horse”. Ou seja, quando há uma proposta homologada cujo proponente terá preferência no processo competitivo. A proposta é da empresa ECB Gestão de Ativos Ltda., que em 2022 arrematou o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo e investiu aproximadamente R$ 30 milhões na operação.

O leilão ocorre a partir das 10h30min de forma presencial na Rua Dr. Timóteo, nº 710, e online no site Grandes Leilões.