CINEMA UNIVERSITÁRIO

UFRGS recebe Festival de Cinema Italiano

Com entrada franca, evento conta com 14 filmes em mais de 80 cidades no Brasil. Em Porto Alegre, ocorre na Sala Redenção.

Frame de "A Alma em Paz" - Imagem: Divulgação
Frame de "A Alma em Paz" - Imagem: Divulgação

A Sala Redenção da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) recebe, entre os dias 18 de novembro e 7 de dezembro, a 19ª edição do Festival de Cinema Italiano, com uma seleção de 14 filmes. O evento, presente em mais de 80 cidades brasileiras, ocorre de segunda a sábado, com entrada franca e abertas à comunidade em geral.

O Festival tem como idealizadores Nico Rossini e Erica Bernardini. O objetivo é difundir a cultura italiana no Brasil, e incentivar a sinergia entre os profissionais da indústria cinematográfica dos dois países.

A partir da Mostra Inéditos, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir a produções italianas recentes, que muitas vezes não chegam ao circuito comercial. Por outro lado, a Mostra Retrospectiva se volta para os clássicos, destacando ícones e momentos históricos do cinema italiano.

Mostra Inéditos

Na Sala Redenção, a Mostra Inéditos apresenta oito filmes italianos lançados entre 2023 e 2024. Dessa forma, a seleção inclui sete filmes inéditos no Brasil: as comédias “Romeu é Julieta” e “E se o meu pai”, e os dramas “Mia”, “Adeus, garoto”, “A Alma em Paz”, “LAF” e “Caracas”.

Além disso, a programação também promove uma homenagem ao diretor Matteo Garrone, com exibições especiais do filme “Eu Capitão”, que obteve impacto e reconhecimento globais, acumulando conquistas como o Leão de Prata no Festival de Veneza 2023 e a indicação ao Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional. 

Mostra Retrospectiva

Por outro lado, a Mostra Retrospectiva apresenta seis filmes. A Mostra celebra a tradição cômica do cinema italiano, levando o título “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni”. Apelidado de “príncipe do riso”, o ator e comediante Totò (1898 – 1967) integra o elenco de dois filmes em exibição: “Guardas e Ladrões” e “O Ouro de Nápoles”.

Além disso, mais uma produção da década de 1950 integra a programação: “Abismo de Um Sonho”, de Federico Fellini. Por outro lado, avançando no tempo, a retrospectiva passa ainda pelas décadas de 1970 a 1990, com “A Dupla Explosiva”, de Marcello Fondato, “A Viagem do Capitão Tornado”, de Ettore Scola, e “O Pequeno Diabo”, de Roberto Benigni.

A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Festival de Cinema Italiano

O Festival de Cinema Italiano no Brasil é promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM,  e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália. O Festival teve início em 2005, como Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, realizando sessões na região de São Paulo.

Serviço

De 18 de novembro a 07 de dezembro
Sala Redenção – Cinema Universitário
Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central da UFRGS
Entrada franca
Mais informações sobre o Festival de Cinema Italiano no site https://festivalcinemaitaliano.com/ ou no Instagram @festivalcinemait