Na edição de agosto, o projeto Solo Piano recebe Garazi Goñi para seu recital de estreia em Porto Alegre. A apresentação acontece no dia 25 de agosto, às 12h30, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333), com entrada franca.
Garazi Goñi é natural de São Sebastião, no País Basco, Espanha. Ela é graduada em Música pela Escola Superior de Música da Catalunha, mestra pelo Centro Superior Katarina Gurska, em Madri, e doutoranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS.
Repertório
O programa de seu recital no projeto Solo Piano traz “Dança do índio branco”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), primeira peça brasileira interpretada pela musicista, ainda durante a graduação em Barcelona. “Minha professora tinha uma estreita relação com o pianista brasileiro Luiz de Moura Castro, e foram eles que me apresentaram essa música, sem que eu soubesse que, anos mais tarde, acabaria vindo estudar no Brasil”, conta Garazi.
Complementa o repertório a “Sonata op. 31 nº 3”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e três sonatas de Domenico Scarlatti (1685-1757): “Si menor, K. 27”; “Ré menor, K. 32”; e “Ré maior, K. 429”. “Scarlatti escreveu mais de 500 sonatas, originalmente para cravo, mas que soam maravilhosamente bem no piano moderno. É interessante observar como ele mistura o estilo italiano com influências ibéricas, como as do violão flamenco, fruto de sua vida na corte espanhola. É como se as sonatas dançassem entre a música de corte e a rua”, comenta.
O projeto
O projeto Solo Piano é uma parceria entre o Centro Cultural da UFRGS e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes, com curadoria do professor Ney Fialkow. Consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês. A iniciativa tem apoio da Person Pianos e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.
Sobre Garazi Goñi
Natural de São Sebastião, no País Basco, Espanha, é graduada em Música pela Escola Superior de Música da Catalunha, mestra pelo Centro Superior Katarina Gurska, em Madri, e doutoranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Sua trajetória profissional abrange atuações como solista, integrante de formações de música de câmara e pianista acompanhadora. Foi laureada em concursos como o Jovens Músicos do País Basco e o Concurso Internacional de Piano de San Sebastián e integrou a Orquestra Sinfônica de Bilbao e a Orquestra Sinfônica de Navarra.
Serviço
Solo Piano recebe Garazi Goñi
- Dia 25 de agosto, segunda-feira, às 12h30
- Centro Cultural da UFRGS – Espaço Figueira
- Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus centro (acesso pelo andar térreo)
- Entrada franca
Programa
Domenico Scarlatti (1685-1757)
Três sonatas
Si menor, K. 27
Ré menor, K. 32
Ré maior, K. 429
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata op. 31 nº 3
I. Allegro
II. Scherzo. Allegretto vivace
III. Menuetto. Moderato e grazioso
IV. Presto con fuoco
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Dança do índio branco (do Ciclo Brasileiro)