ENCONTRO

Centro Cultural da UFRGS oferece oficina com a fotógrafa Flavya Mutran 

UFRGS disponibilizará 15 vagas, por ordem de chegada, 30 minutos antes do evento. Encontro explora relações entre palavra e imagem

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro Cultural da UFRGS e o projeto de extensão Fotografia e Vídeo na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo promovem a oficina “fotoLAB_EXPERIÊNCIA: ocupações fototerritoriais compartilhadas”. A atividade ocorre na quinta-feira (21), das 14h30 às 17h30, na Sala Limoeiro do Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333).

A oficina é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Dessa forma, a organização disponibilizará 15 vagas, por ordem de chegada, 30 minutos antes do evento. Haverá emissão de certificado via Portal de Extensão da UFRGS.

Além disso, a visitação da exposição “Transparência e opacidade I: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo” ocorre nas salas Nogueira e Laranjeira do Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333), de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até o dia 7 de janeiro de 2025. Entrada franca.

Como será

Quem ministra a oficina é Flavya Mutran como parte da programação da exposição “Transparência e opacidade I: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo”. 

Assim, o encontro explora relações entre palavra e imagem. A atividade toma trabalhos da artista como território de mediação para abordar questões de latência, memória, apropriação e autoria compartilhada nas artes visuais.

Dessa forma, a oficina é um desdobramento prático da série “DELETE.use”. Ela trata de ficções criadas a partir da manipulação digital de clássicos da História da Fotografia.

São, por fim, mais de 100 imagens de vários gêneros, autores e períodos diferentes, cujas figuras humanas foram apagadas. O objetivo é, dessa forma, provocar no espectador jogos mentais, lembranças e desconfianças.