No dia 8 de novembro, sexta-feira, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) recebe a visita da instrumentista e compositora paulistana Léa Freire. A programação gratuita conta com a oficina “Percepção para improvisação”, às 16h, no Centro Cultural da UFRGS, e a pré-estreia do documentário “A Música Natureza de Léa Freire”, às 19h, na Sala Redenção.
Nome de destaque na música instrumental brasileira, Léa Freire desenvolve uma trajetória que abarca diferentes tradições, passando pelo universo da música de concerto, das orquestras e formações de câmara, do jazz, do choro e da improvisação. Dividiu o palco e gravou com muitos artistas, como Joyce, Teco Cardoso, Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé, Itiberê Zwarg e Nailor “Proveta” Azevedo.
Na oficina “Percepção para improvisação”, Léa busca estimular a percepção auditiva dos participantes em uma brincadeira coletiva. A compreensão da escala, dos intervalos e dos ritmos é feita de forma corporal. A experiência é aberta ao público em geral, e não há pré-requisito. Recomenda-se vestir uma roupa confortável, que permita movimento, além de trazer uma camiseta extra. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário disponível no site ufrgs.br/difusaocultural.
Após a realização da oficina, à noite, a Sala Redenção abriga a pré-estreia do documentário “A Música Natureza de Léa Freire” em Porto Alegre. No filme, diferentes gerações contam sobre a influência da artista e de sua música. A obra também aborda os desafios de ser uma mulher compositora e instrumentista em ambientes ainda machistas e misóginos. A exibição é seguida de um bate-papo com Léa Freire e o diretor, Lucas Weglinski. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada prévia de senha.
O Centro Cultural da UFRGS e a Sala Redenção – Cinema Universitário estão localizados no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
A programação é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, em parceria com a Descoloniza Filmes.
Mais informações: ufrgs.br/difusaocultural
Instagram: @ddcufrgs, @salaredencao, @centroculturalufrgs