A casa – real, ideal, mítica, fictícia ou interior – é o lugar que inaugura nossas sensibilidades e imaginários. Partindo de objetos banais, corriqueiros e presentes no interior das moradias, Adriane Hernandez e Bianca Knaak, professoras do Instituto de Artes da UFRGS, tematizam o ambiente doméstico na exposição “Coisas de Dentro”.
A inauguração da mostra será no Centro Cultural da UFRGS no dia 9 de janeiro, quinta-feira, às 11h. O local fica na Rua Eng. Luiz Englert, 333, em Porto Alegre, no campus central (acesso pelo andar térreo). A entrada é franca.
Dessa forma, em função da semelhança conceitual entre os trabalhos, as artistas reúnem parte de suas produções em uma proposta única, que explora as configurações e possibilidades de sentidos da casa. Bianca parte da apropriação e da exploração do fazer poético, enquanto Adriane reelabora suas memórias de infância em uma produção pautada pelo compartilhamento de afetos cotidianos.
“O encanto, o sonho, o otimismo e a nostalgia são algumas das possibilidades desse encontro interligando artistas, observadores e os trabalhos artísticos em questão”. Quem ressalta é o curador, Mário Furtado Fontanive, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte e professor do curso de Design da UFRGS.
Presentes no edital do Centro Cultural da UFRGS
“Coisas de Dentro” foi uma das ações contempladas no Edital de Ocupação 2024 do Centro Cultural. A mostra segue aberta à visitação até o dia 14 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada gratuita.