APRECIAÇÃO COLETIVA

“Som na Casa” estreia na CCMQ com celebração à discotecagem em vinil neste sábado (16)

Com curadoria da DJ Garota Vinil, projeto valoriza o acervo da Discoteca Pública Natho Henn e o protagonismo feminino na cena musical

Foto: Gabriela M.O./Divulgação Garota Vinil
Foto: Gabriela M.O./Divulgação Garota Vinil

A CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana) estreia neste sábado (16), às 17h, o “Som na Casa”, uma proposta de discotecagem com curadoria da DJ Garota Vinil. Com edições mensais, sempre aos sábados, o projeto ocupará o 4º andar da CCMQ, em frente ao palco Lory F., oferecendo ao público uma jornada sonora construída a partir do acervo da Discoteca Pública Natho Henn.

A iniciativa propõe incentivar a apreciação coletiva da música em formato analógico, com discotecagens baseadas em pesquisas no acervo da Discoteca Natho Henn. A organização divide cada edição em dois blocos. O primeiro com a DJ residente Garota Vinil e o segundo com convidados de diferentes áreas da cultura e da comunicação, cujos nomes serão divulgados ao longo dos próximos meses. Na sessão de estreia, excepcionalmente, a discotecagem será apenas da Garota Vinil.

Com 25 anos de trajetória, a Garota Vinil é pioneira no resgate da discotecagem com vinil na Capital. Destaca-se por seu repertório eclético, que une sucessos e raridades das décadas de 1960 a 1990. Para ela, a discotecagem vai além da performance musical, “é uma experiência poética de compartilhamento e memória”. 

Sobre o novo projeto, a artista destaca que “ter esse tipo de evento e de espaço aberto para a população é uma ótima oportunidade de tirar os discos das prateleiras, trazer os vinis para a discoteca e levar esse tipo de escuta tão especial para as pessoas”.

Discoteca Pública Natho Henn

Fundada em 14 de abril de 1955 pelo músico Nathalio Rodrigues Henn, a Discoteca Pública Natho Henn reúne um amplo acervo de discos, gravações em áudio e vídeo, livros e partituras. O objetivo é preservar, organizar e divulgar a produção musical nacional e internacional. 

Localizada no 4º andar da CCMQ, a instituição oferece atividades como audições, oficinas, cursos, exposições e apresentações, sendo aberta a pesquisadores, músicos e ao público em geral. Além disso, integra a Biblioteca Armando Albuquerque, especializada em música, a Sala Luis Cosme, salas de oficinas e um estúdio de gravação.

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, conta com:

  • Patrocínio direto do Banrisul,
  • Patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner e Paraflu;
  • Apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e
  • Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

Projeto Som na Casa

  • Quando: Sábado (16/8), das 17h às 19h
  • Onde: 4º andar da CCMQ, em frente ao palco Lory F. (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
    Entrada gratuita

*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)