INCLUSÃO, DIVERSIDADE E CULTURA

CCMQ promove Semana da Acessibilidade com programação especial

Atividades incluem espetáculos, oficinas, mediações acessíveis e apresentações musicais, com ações para públicos diversos

A CCMQ conta com uma série de recursos de acessibilidade que garantem autonomia e conforto ao público - Foto: Thiele Elissa / Divulgação CCMQ
A CCMQ conta com uma série de recursos de acessibilidade que garantem autonomia e conforto ao público - Foto: Thiele Elissa / Divulgação CCMQ

Entre os dias 2 e 13 de dezembro, a CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), instituição da Sedac (Secretaria da Cultura), realiza a Semana da Acessibilidade, uma programação especial voltada a promover inclusão, diversidade e acesso à cultura. Ao longo de quase duas semanas, a CCMQ recebe atividades gratuitas — reunindo espetáculos, oficinas, mediações e formações que valorizam a diversidade de corpos, expressões e narrativas — que contam com audiodescrição e/ou Libras.

As ações se somam à Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência. Ela foi instituída pela Lei nº 13.585/2017, e representam o avanço de um trabalho contínuo conduzido ao longo dos últimos dois anos na instituição. “Especialmente no fortalecimento da acessibilidade comunicacional e atitudinal”, diz a CCMQ.

Esse processo envolveu a ampliação de recursos voltados à comunidade surda, a realização de eventos culturais que promovem presença e protagonismo. Além, haverá iniciativas internas de sensibilização e formação das equipes.

“A programação desta semana reforça isso; essas atividades evidenciam a transversalidade da acessibilidade na Casa e reafirmam a cultura como espaço de encontro. Celebrar esta semana é, para nós, reafirmar que a acessibilidade não é um gesto pontual, mas uma ética que sustenta o presente e orienta o futuro da Casa de Todas as Culturas”, diz Anne Plein, integrante do Núcleo de Teatros da CCMQ.

Recursos e atividades

A CCMQ conta com uma série de recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição dos espaços expositivos, sinalização em braile, rampas, piso e maquete tátil, além de elevadores. A estrutura também dispõe de sanitários adaptados e oferece fones de isolamento de ruído na recepção e cadeiras de rodas para uso durante a visitação.

Na programação, a instituição mantém um amplo leque de atividades com audiodescrição e/ou Libras, e ações especialmente desenvolvidas para pessoas com deficiência. Esses eventos incluem tanto produções da própria CCMQ quanto iniciativas que ocupam seus espaços. Entre elas o “The Sub_Bar Show” e o “Sarau Sinalizante”.

Caso haja interesse, esses encontros podem ser acompanhados em seu InstagramSite ou Newsletter semanal, onde as atividades são anunciadas.

Programação completa

Primeira semana

A Semana da Acessibilidade inicia em 2 de dezembro (terça-feira), das 19h30 às 20h30, no Auditório Luis Cosme (4º andar). Haverá recital “Canções de longe e de perto”, de Leonor e Nicolas Puchalski, que interpretam clássicos da MPB e obras de compositores gaúchos. O evento contará com audiodescrição da Mil Palavras Acessibilidade e a retirada de ingressos ocorre 1h antes.

No dia 3 (quarta-feira), das 19h às 20h, o Quintana’s Bar (mezanino) recebe o “Afirme Histórias”, encontro de relatos LGBTQIAPN+. A retirada de ingressos acontece 1h antes, com interpretação em Libras da Para Todos Acessibilidade.

No sábado (6), das 15h às 17h, na Sala Cecy Frank (4º andar), ocorre a oficina “Dança para todos os corpos”, com Laura Bernardes da Silva. Inscrições no link. À noite, das 20h às 21h, na Travessa Rua dos Cataventos, Fernanda Copatti apresenta “O Nome Dela é Gal”, com interpretação em Libras da Para Todos Acessibilidade.

Segunda semana

Em 11 de dezembro (quinta-feira), das 14h às 17h, o Auditório Luis Cosme (4º andar) recebe a formação “Acessibilidade atitudinal em instituições culturais”, com Letícia Schwartz e Rafael Braz. Inscrições aqui. No dia seguinte (12/12, sexta-feira), das 20h às 21h30, o Teatro Carlos Carvalho (2º andar) apresenta “MULTIPLICIDADES”, com audiodescrição da OVNI Acessibilidade e interpretação em Libras com Ketelin Oliveira. Ingressos disponíveis via Sympla.

A programação encerra no sábado (13/12), das 15h às 16h30, na recepção da ala oeste (térreo). Haverá mediação acessível pelas exposições permanentes. A condução será da Mil Palavras Acessibilidade. Ela apresentará novas audiodescrições e percurso sensorial voltado a pessoas cegas e com baixa visão, com audiodescrição da própria equipe.

Apoio

O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.