CULTURA

Edição comemorativa do Sarau Livre marca retomada da CCMQ

Evento celebra 118 anos de nascimento do poeta Mario Quintana

Organização deseja contribuir para uma retomada gradual das atividades na CCMQ - Foto: Vherá Xunú
Organização deseja contribuir para uma retomada gradual das atividades na CCMQ - Foto: Vherá Xunú

O Sarau Livre retorna em agosto à CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). A edição acontece no primeiro sábado do mês (3), às 17h, na Travessa dos Cataventos. O local fica na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico, em Porto Alegre. A entrada é gratuita.

O evento celebra o aniversário do poeta Mario Quintana. Ele completaria 118 anos no dia 30 de julho. Além disso, comemora os dez anos do Sarau Livre, realizado de forma itinerante e sempre gratuita em Porto Alegre.

Diversas atrações participam do Sarau, apresentado por Fátima Farias e Duda Fortuna, também produtora do projeto. A programação inicia com apresentação da cantora e compositora Ana Lima. Na sequência, a escritora e mestra em Estudos Literários pela UFRGS Ana Dos Santos lança seu livro de poesias “Maiúscula”. Outros poetas e escritores participam do evento, como Lilian Rocha e a Cacica Kerexu Takua. 

Além disso, as homenagens a Mario Quintana ficam por conta de Manuela Dipp, do sarau Invencionista. Karin Santiago e Ingrid Faria comandam o Momento Slam, modalidade de declamação de poesia em que os intérpretes competem entre si. O artista visual Filipe Reis também participa do sarau e o encerramento fica por conta de Lico Silveira cantando músicas de Nei Lisboa. Ao fim do evento, o microfone ficará disponível para aqueles que desejarem se apresentar. 

Reabertura oficial

As comemorações de dez anos do Sarau Livre começaram na CCMQ, com um evento no Jardim Lutzenberger. “Com essa nova edição do Sarau, esperamos contribuir para a retomada gradual da programação da Casa”, afirma o produtor Duda Fortuna. A reabertura oficial da CCMQ está programada para o dia 14 de agosto

O financiamento da CCMQ ocorre via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio direto do Banrisul, bem como patrocínio da CEEE Equatorial e Ventos do Sul. Há, ainda, apoio de Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend, além de realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Por fim, a CCMQ é uma instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).