O Samba do Quintana retorna à Travessa dos Cataventos no próximo domingo (4). Com programação gratuita e ao ar livre, o já tradicional evento da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana) faz da parte da retomada gradual das atividades do espaço, que reabrirá ao público oficialmente no dia 14 de agosto.
Esta edição conta com as performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, e a participação de Renata Pires, a partir das 16h. Além disso, a convidada desta edição também exalta outro artista. Trata-se do poeta Oliveira Silveira, escritor que dá nome a um dos espaços mais visitados da Casa.
Assim, o Samba do Quintana ocorre até às 20h, com intervalo. Devido à enchente, a área interna da CCMQ segue fechada para visitação. Em caso de chuva, por fim, o evento será transferido para 11 de agosto. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/ccmarioquintana/.
Idealização
O projeto tem curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras. Também há espaço para clássicos do gênero, através de formação de público e de cena.
Ao entender que a casa é um espaço de fruição, mas também de formação e de experimentação artística, o Samba do Quintana se torna palco de músicos e musicistas experientes, atuantes, em colaboração com novos nomes da cena.
Germana Konrath, diretora da CCMQ, destaca ainda que “o Samba do Quintana corrobora com o movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura”.
Incentivo e impacto
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio CEEE equatorial, Ventos do Sul, apoio Banco Topázio, DLL, Panvel, Navegação Aliança, Tintas Renner e Isend, e realização da Secretaria de Estado da Cultura do RS e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Em um ano de existência, já mobilizou mais de 8.000 pessoas e promoveu o trabalho de 22 artistas. O Samba do Quintana já se transformou em ponto de encontro entre diferentes públicos e gerações, que ocupam a travessa de modo festivo, celebrando seu direito à cidade e à cultura em uma programação de alta qualidade.
Ademais, evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana também dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o IEM (Instituto Estadual de Música) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação on-line e disponível no quarto andar da instituição.